Consultas Externas do HDES registam novo máximo dos últimos 5 anos
Diário dos Açores

Consultas Externas do HDES registam novo máximo dos últimos 5 anos

Previous Article Previous Article PSP detém na R. Grande jovem que assaltou uma residência
Next Article Livro de banda desenhada “José Cordeiro - Pioneiro da Electrificação dos Açores” Livro de banda desenhada “José Cordeiro - Pioneiro da Electrificação dos Açores”

No período acumulado de janeiro a outubro o Hospital do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada (HDES) já realizou neste ano de 2022 um total de 144.971 consultas médicas, 17.712 consultas não médicas e 29.390 consultas de enfermagem, o que representa um total de 192 mil consultas, anunciou ontem o hospital.
Trata-se do maior valor dos últimos 5 anos em cada um desses indicadores.
A consulta telefónica regista forte redução em 2022, estando neste momento em 4,2% nas consultas médicas e 11,22% nas consultas não médicas.
Os Atos Médicos Sem Doente, onde se incluem os testes ao Covid19 no hospital, também revelam uma redução em relação a 2021, embora mantendo-se ainda acima dos valores de 2020.

Melhorias na abordagem à vítima de traumas pelo SIV do HDES

Acaba de ser elaborado um protocolo de abordagem à vítima de trauma uniformizando a atuação da equipa, respeitando sempre a individualidade da vítima, e foi criada a checklist de critérios de validação da VVT, agilizando a entrada da vítima na Sala de Emergência, com o objetivo de melhorar os tempos de atendimento, anuncia ainda o HDES.
“Neste sentido, pretendemos assegurar a equidade de acesso aos serviços de saúde e a inclusão do Serviço SIV como entidade ativa do processo da VVT, ficando com a certeza de estarmos a dar um contributo para a melhoria dos cuidados à vítima de trauma, através da criação de instrumentos que agilizam e uniformizam a nossa atuação”, acrescenta a nota do hospital.
“É na rua, quando lutamos contra o relógio para salvar uma vida, que tantas horas de estudo e treino fazem, subitamente, sentido”, conclui.

Recolha de sangue em Vila Franca

Numa organização do Serviço Hematologia do HDES, com a colaboração dos Lions de Vila Franca do Campo, teve lugar no dia 13 de novembro mais uma ação de recolha de sangue, que contou com a 43 dadores inscritos de que resultaram 42 dádivas efetivas.
“Muito obrigado a todos os envolvidos na realização de mais um evento de sucesso”, sublinha o HDES.

Teste de prontidão à rede eléctrica

Pelas 14 horas do próximo dia 19 de novembro (sábado) haverá um corte geral de energia no HDES e o edifício ficará temporariamente socorrido (aproximadamente 3 horas) com os grupos geradores e serão realizados ensaios de corte e reposição de energia para verificar a operacionalidade e prontidão dos sistemas automáticos disponíveis.
Segundo o HDES, os serviços críticos terão (como de costume) o suporte das Unidades de Fornecimento Ininterrupto de Energia (vulgo UPS - Uninterruptible Power System) que garantirão os períodos entre o momento do corte externo e a ligação do grupo gerador (cerca de 20 segundos) e eventuais falhas de arranque que de momento não se prevê que ocorram.
O SIE estará a acompanhar as anomalias e solicitações dos diferentes serviços através dos contactos habituais.

Share

Print
Ordem da notícia1544

Theme picker