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O Hospital de Ponta Delgada anunciou que na sequência de um levantamento realizado ao longo do ano de 2022, que revelou a necessidade premente de ser criado um Serviço de Compras centralizado e um Modelo de Informação e Gestão do Hospital, no sentido de uma melhor racionalização dos gastos materiais, o HDES encetou no início do 4º trimestre de 2022 o projeto de optimização dos serviços de apoio à produção clínica, nomeadamente Serviços Financeiros, Serviço de Aprovisionamento e Serviços Farmacêuticos.
“Fruto de 3 meses de intenso empenho dos Serviços envolvidos, o Conselho de Administração aprovou a escolha da empresa que reúne as melhores condições para a implementação do projeto”, acrescenta uma nota daquele hospital, anunciando que será a “Deloitte Business Consulting, S.A”, que terá um prazo de 4 meses para a criação do processo e sua implementação, “realizando uma análise de Riscos e desenho de Controlos nos Serviços Financeiro, de Aprovisionamento e Farmacêutico, concluindo na implementação do Serviço de Compras e Logísticas e do Modelo de Informação e Gestão do HDES e assim “consagrar e garantir a iniciada eficiência nas várias áreas e serviços no HDES”.
“O processo (que apenas aguarda despacho superior da tutela) é considerado urgente, tendo em conta o trabalho já realizado, a motivação e conhecimento dos Serviços para a sua implementação, assim como a natureza de imperiosa necessidade ao nível da gestão dos custos nesta área, que são elevadíssimos para a estrutura do hospital”, adianta a administração do HDES.
O processo pretende “potenciar ganhos e sinergias no processo de compras; redução de riscos e maior controlo da despesa; uniformizar práticas/tarefas; suprir a ausência de um modelo de contabilidade analítica; identificação de indicadores de suporte às atividades dos serviços; sintonização da informação; aditar valor às tarefas executadas; envio de relatórios críticos para uma análise mais profícua do CA; diagnósticos mais céleres; operacionalização das atividades; aceleração na capacidade de respostas; foco na satisfação das necessidades e na aquisição economicamente mais vantajosa; maior monitorização; e maior alinhamento e consistência económico-financeira”.
Entende o referido hospital que “é necessário planear e consolidar expertise e Know-how para a obtenção de estratégias eficazes e eficientes para a tomada da mais profícua implementação” e que “é premente e urgente o cumprimento da prossecução do interesse público e boa-administração pautada por critérios de eficiência, economicidade e celeridade” no mais curto espaço de tempo possível.