Governo repudia “aproveitamento político” de Vasco Cordeiro sobre visita de Ministro
Diário dos Açores

Governo repudia “aproveitamento político” de Vasco Cordeiro sobre visita de Ministro

Previous Article Previous Article Câmara realiza formação de sensibilização ambiental no âmbito do programa Bandeira Azul 2023
Next Article Chega questiona taxa para instrumentos na SATA Chega questiona taxa para instrumentos na SATA

O Governo dos Açores distribuiu uma nota sublinhando que “lamenta e repudia o inqualificável aproveitamento político que deputados do PS/Açores, em particular Vasco Cordeiro, estão a fazer da deslocação do Ministro das Infraestruturas à Região”.
“É obrigação do Governo dos Açores repor a verdade e, nesse sentido, dá nota pública que o Ministro das Infraestruturas, João Galamba, visitará em breve a Região Autónoma dos Açores, na sequência de convite endereçado pelo Presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro”, explica a nota governamental.
“A deslocação do Ministro das Infraestruturas à Região, que está a ser preparada há vários dias, irá ocorrer entre os dias 5 e 6 de Fevereiro, envolvendo uma deslocação à ilha das Flores e à ilha de São Miguel com o intuito de realização, ‘in loco’, de um ponto de situação detalhado relativamente às intervenções para recuperação dos estragos causados pelo furacão Lorenzo”, acrescenta a nota.
“O programa de trabalho engloba a visita a infraestruturas afectadas por aquele fenómeno meteorológico, incluindo ao Porto das Lajes das Flores. Serão também realizadas reuniões de trabalho tendo em vista a análise ao muito e complexo trabalho que há ainda por fazer, bem como ao grau de concretização do indispensável apoio solidário prometido pelo Governo da República, que mantém atrasos significativos no respectivo cumprimento” revela o governo regional.
“Após recebimentos iniciais em 2019, a Região Autónoma dos Açores tem suportado todas as intervenções realizadas recorrendo a recursos próprios desde 2021, solicitando ao Governo da República o reembolso do apoio financeiro previsto na Resolução do Conselho de Ministros n.º 180/2019, de 8 de novembro”, explica ainda.
“Não se compreende que uma matéria tão relevante para as populações das ilhas mais afectadas pelo furacão Lorenzo possa ser utilizada para propaganda e autopromoção política, demonstrando um completo desrespeito pelas adversas condições de vida a que estas populações estão sujeitas e pelas dificílimas condições a que vários profissionais estão expostos para garantir o normal funcionamento de infraestruturas críticas à subsistência das ilhas”, realça o governo.
E conclui: “Vasco Cordeiro e o PS/Açores prestariam um melhor serviço aos Açores e demonstrariam maior respeito pelos habitantes das nossas nove ilhas se utilizassem a sua suposta influência para resolver várias situações pendentes entre a região e a República, que penalizam muito negativamente a vivência diária dos açorianos”.

Share

Print
Ordem da notícia1859

Theme picker