Ordem dos Enfermeiros alerta que falta de profissionais condiciona cuidados de saúde
Diário dos Açores

Ordem dos Enfermeiros alerta que falta de profissionais condiciona cuidados de saúde

Previous Article Partidos amedrontados
Next Article A pobreza e o futuro dos Açores em debate amanhã na Universidade dos Açores A pobreza e o futuro dos Açores em debate amanhã na Universidade dos Açores

A Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros realizou uma série de visitas a instituições na Ilha do Faial, no âmbito da sua iniciativa “Ordem no Terreno”.
No dia 7 de Março realizou-se Visita de Acompanhamento do Exercício Profissional à Santa Casa da Misericórdia da Horta, com visita às instalações da Estrutura Residencial para Pessoas Idosas, bem como reunião com a equipa de enfermagem, coordenação e direcção técnica.

Trabalho extra de enfermeiros

Para o Presidente do Conselho Directivo Regional, enfermeiro Pedro Soares, “foi importante estar com os colegas desta instituição, perceber as suas dificuldades, o seu trabalho e o seu compromisso com os utentes. Tem um corpo de enfermagem que vive quase em exclusivo do trabalho extra de enfermeiros do Hospital da Horta e da USIFaial, o que é claramente um risco no garante futuro de cuidados. Há que garantir remunerações no mínimo iguais à base da profissão como forma de atractividade.”
Seguiu-se uma visita ao Hospital da Horta, no dia 8 de Março. Nesse âmbito, realizou-se reunião com a enfermeira directora, procedendo-se a uma visita a diversos serviços, seguindo-se receção aos respetivos enfermeiros, que tiveram assim oportunidade de expor diversas problemáticas.

Apoios à fixação e mais contratação

Pedro Soares referiu que “ou garantimos a contratação de mais enfermeiros, nomeadamente com apoios à fixação, criação de facilidades em termos de logística como no passado, entre outras medidas, ou será muito difícil garantirmos cuidados seguros por muito mais tempo, dado o cansaço bem presente nas equipas, que asseguram actualmente os bons cuidados.”
Por fim, a 9 de Março, realizou-se visita à Unidade de Saúde de Ilha do Faial, que contemplou uma reunião com elementos do Conselho de Administração, incluindo respectiva Diretora de Enfermagem, seguindo-se visita às instalações do Centro de Saúde e, por fim, receção aos enfermeiros. Pedro Soares considera que “apostar nos cuidados de saúde primários é sem dúvida o caminho, passando o futuro imediato pela prevenção da doença.
A implementação do Enfermeiro de Família na USIF tem tudo para ser um sucesso, havendo vontade de algum investimento e apoio.”
Numa apreciação global à deslocação da sua comitiva à Ilha do Faial, o Presidente do Conselho Diretivo Regional da Ordem nos Açores, destaca “o profissionalismo e a resiliência dos Enfermeiros faialenses, que mesmo com uma falta crítica de recursos humanos, são o garante dos cuidados à nossa população.”

Próxima paragem nas Flores e Corvo

Conforme já noticiado, no âmbito desta deslocação ao Faial, a Ordem dos Enfermeiros teve ainda oportunidade de reunir com o Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, Luís Garcia.
A próxima actividade agendada no âmbito da iniciativa “Ordem no Terreno” irá ocorrer ainda este mês, entre os dias 28 e 30, com a deslocação de uma comitiva da Ordem dos Enfermeiros às ilhas do Corvo e Flores, conclui uma nota enviada ao nosso jornal.

Share

Print
Ordem da notícia2001

Theme picker