No âmbito do projecto “CApt2 – Circularidade da Água por todos e para todos”, onde participa a Câmara Municipal da Lagoa, realizou-se, na Casa da Cultura Carlos César, uma reunião de trabalho do Grupo de Acção Local (GAL).
A metodologia deste projecto baseia-se num modelo de governança local e participativo, que visa integrar os diferentes agentes pela gestão da água e inclui o cidadão como indutor de transformação para um modelo de economia circular no ciclo urbano da água.
Este foi o princípio subjacente à constituição do GAL do Concelho da Lagoa: um leque variado de pessoas, que integra representantes de diversas organizações de âmbito local e regional, quer da sociedade civil, quer da Administração local e/ou regional, para além de uma equipa técnica da edilidade lagoense. Marcaram presença na reunião, representantes das juntas de Freguesia do concelho, do Núcleo de Empresários da Lagoa – NELAG, da Associação dos Industriais de Construção Civil e Obras Públicas – AICOPA, da Universidade dos Açores, do IROA – Instituto Regional do Ordenamento Agrário e da DROTRH - Direcção Regional do Ordenamento do Território e Recursos Hídricos.
Nelson Santos, vereador da Câmara Municipal da Lagoa, agradeceu a presença de todos os participantes e salientou a importância deste facto para a pluralidade de ideias, opiniões e sugestões que poderiam advir dos trabalhos a decorrer. Num momento de cidadania e participação pública, enalteceu ainda a vantagem de a Câmara Municipal da Lagoa participar no projecto CApt2, designadamente na vasta rede de conhecimento e experiências obtidas, resultantes da interacção com outros municípios com realidades distintas das locais.
Num ambiente de trabalho de elevada interacção, os participantes debateram 3 temáticas principais: «Água é história, cultura e património!», «Porque compra água no supermercado?» e «Existe água de 1ª categoria e a água de 2ª categoria?». Os resultados obtidos na reunião servirão de contributo à elaboração do Plano Local de Acção Integrada (PLAI), que constituirá o produto final do projecto e que será um documento suportado, sustentado e adaptado à realidade e necessidades do concelho da Lagoa.
De lembrar que, o CApt2 é um dos projectos das quatro redes criadas no âmbito da Iniciativa Nacional Cidades Circulares (InC2), da Direcção Geral do Território, neste caso dedicado à área temática do Ciclo Urbano da Água. A rede CApt2 é liderada pelo Laboratório da Paisagem de Guimarães e integra também os municípios de Águeda, Lagoa - Açores, Loulé, Mértola, Oeiras, Oliveira de Frades e Ponte de Sor.