A Secretaria Regional da Educação e Assuntos Culturais, por via da Direcção Regional dos Assuntos Culturais, através do Museu da Horta (MH) promove a exposição intitulada “A Doação” que estará patente ao público no Museu da Horta – Colégio dos Jesuítas, até 29 de Maio. Desta exposição constam peças que acompanharam o percurso de vida de Maria de Fátima Bettencourt Dart e que foram doadas ao Museu da Horta.
Maria de Fátima Bettencourt Dart, filha de Alfred Guiod Dart e de Aida Martins Bettencourt, nasceu, na freguesia da Matriz da cidade da Horta, a 16 de Setembro de 1933. Após terminar os estudos no Liceu da Horta, ingressa na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, tendo apresentado, em 1956, para a conclusão da licenciatura em Filologia Românica a dissertação Um poeta açoreano: Roberto de Mesquita; o estágio do curso de Ciências Pedagógicas que, paralelamente, frequentava é concluído em 1975.
A partir de 1966 desenvolve a sua actividade profissional na República Federal da Alemanha: como funcionária da Biblioteca da Cultura Prussiana, em Marburgo e, em Colónia a partir de 1970, como docente de Francês, numa escola internacional. Ao regressar a Portugal, após o 25 de Abril de 1974, continua o ensino, primeiro em Évora e depois em Lisboa, na Escola Secundária D. Filipa de Lencastre, onde permaneceu até 2001, ano em que se aposentou. Não tendo perdido a ligação com a terra que a viu nascer – é Presidente do Conselho Fiscal da Associação Nossa Senhora do Varadouro – doou ao Museu da Horta, e por inerência à comunidade, algumas das peças que acompanharam o seu percurso de vida e que agora podem ser vistas.