Autoridades encerram Silicon Valley Bank
Diário dos Açores

Autoridades encerram Silicon Valley Bank

Previous Article Previous Article José Manuel Bolieiro comprometido com “diálogo frutuoso” com médicos dos Açores para “bem servir” os utentes
Next Article Mau tempo em todas as ilhas a partir de hoje Mau tempo em todas as ilhas a partir de hoje

As autoridades norte-americanas anunciaram ter encerrado o Silicon Valley Bank, um banco próximo das tecnológicas e repentinamente em dificuldades, tendo confiado o controlo dos depósitos à Agência Federal dos Estados Unidos da América (FDIC, na sigla inglesa), responsável pela sua garantia.
Os que tenham mais dinheiro nas suas contas bancárias, ou seja, a maioria dos clientes do banco, devem contactar a agência.
Foi o Gabinete de Protecção Financeira e Inovação da Califórnia (DFPI) que tomou posse oficialmente do estabelecimento bancário, alegando “a sua falta de liquidez e insolvência”.
Foi confiada a gestão à FDIC que criou para esse efeito uma entidade específica, que vai ocupar-se da gestão de activos do banco e dos empréstimos, entre outros assuntos.
No final de 2022, o banco contava 209 mil milhões de dólares de activos e cerca de 175,4 mil milhões em depósitos, precisaram as autoridades.
O Silicon Valley Bank, pouco conhecido do grande público, era o 16.º banco norte-americano em dimensão de activos.
Com sede em Santa Clara, na Califórnia, o Silicon Valley Bank era especializado no sector tecnológico e fazia negócios principalmente com empresas emergentes.
Com as dificuldades que o sector atravessa, entre as quais a subida das taxas de juro e a volatilidade nas tecnológicas, os clientes retiraram bastante dinheiro das suas contas nos últimos meses.
Para ter liquidez suficiente, o Silicon Valley Bank anunciou na quarta-feira à noite que procurava fazer rapidamente um aumento de capital. Na agitação que se seguiu, o banco perdeu 60% na bolsa de Nova Iorque na quinta-feira e as acções foram suspensas antes do início da sessão.

Share

Print

Theme picker