PJ fez buscas na Unidade de Saúde de S. Miguel e constituiu como arguidos membros do anterior Conselho de Administração
Diário dos Açores

PJ fez buscas na Unidade de Saúde de S. Miguel e constituiu como arguidos membros do anterior Conselho de Administração

Previous Article A Vida é um Mistério. Ser Peregrino e Romeiro, em Purificação, na busca da Luz
Next Article Presidência do Governo promove momentos musicais no Palácio da Conceição Presidência do Governo promove momentos musicais no Palácio da Conceição

A Polícia Judiciária efectuou buscas na Unidade de Saúde da Ilha de S. Miguel (USISM), em Ponta Delgada, analisando computadores e telemóveis pessoais de membros do Conselho de Administração, segundo revelou ao nosso jornal fonte próxima daquela unidade.
Os factos ocorreram no passado dia 2 de Março, um dia antes da nomeação do novo Conselho de Administração, cujos despachos têm produção a partir de 3 de Março, mas só anteontem foram publicados na BEPA.
As buscas foram conduzidas directamente pelo magistrado do DIAP de Ponta Delgada, em colaboração com a PJ.

Constituição de arguidos

 Os diversos inspectores, para além de analisarem documentação física, fizeram peritagem a computadores do serviço e a telemóveis pessoais dos membros do Conselho de Administração.
Segundo a nossa fonte, o inquérito em causa está relacionado com eventuais favorecimentos na contratação de pessoal.
As buscas, para as quais foi solicitado pelo Ministério Público a comparência de membro da tutela da Saúde ou seu representante (esteve presente o chefe de gabinete de Clélio Meneses, à altura ainda Secretário Regional da Saúde) tiveram por consequência a constituição como arguidos dos elementos do Conselho de Administração da Unidade de Saúde Pedro Santos, Sandra Silva, Genoveva Miranda e Maria João Melo, revelou-nos a mesma fonte.
O processo de inquérito corre os seus trâmites normais e está em segredo de justiça.

USISM confirma

Contactamos ontem o gabinete do Conselho de Administração da USISM a pedir confirmação e comentário a esta notícia, tendo o nosso jornal recebido a seguinte nota do Gabinete de Comunicação: “Encarrega-me o Conselho de Administração da Unidade de Saúde da Ilha de São Miguel de confirmar a investigação realizada pelo DIAP de Ponta Delgada, no passado dia 2 de Março, na USISM. A USISM está a colaborar com as autoridades judiciais para o apuramento dos factos. A matéria em causa encontra-se em segredo de justiça”.

As nomeações

Tal como referimos, anteontem foram publicados na BEPA os despachos assinados pela nova Secretária da Saúde, Mónica Seidi, de nomeação dos novos membros do Conselho da Administração, presidido pela enfermeira Sandra Silva, com efeitos a 3 de Março e por um período de três anos.
O médico José Carvalho de Oliveira Santos será vogal executivo, assim como a enfermeira Maria Manuela Rodrigues da Silva Duarte Ferreira.

Share

Print
Ordem da notícia2023

Theme picker