Os hábitos de leitura dependem de um conjunto complexo de factores, sendo incomparáveis os benefícios desta prática. Os contos de fadas são histórias que transportam os leitores para um mundo mágico cheio de aventuras, descobertas e lições. Tiveram origem na Europa medieval, mas foram influenciados por culturas de todo o mundo, evoluindo a partir de mitos e lendas religiosas, que pretendia recordar a sabedoria passada ou transmiti-la às gerações vindouras.
À primeira vista, ensinam pouco sobre as singularidades da vida da sociedade moderna de massas, mas são um importante meio de ensinar valores para crianças e adultos, sendo portadores de mensagens: que a luta contra graves dificuldades na vida é inevitável, mas com afoiteza, o ser humano encontrará forças para superar os dragões, ganhando depois o seu próprio reino. Além disso, os contos de fadas oferecem uma série de benefícios, desde o desenvolvimento da imaginação até o aumento da capacidade de compreensão e interpretação. Oferecem, também, um olhar ímpar no significado da felicidade humana. Um dos elementos mais importantes é o tema do bem triunfando sobre o mal, sendo um ensinamento para a criança, de como lidar com os problemas da realidade, incentivando o seu comportamento ético e moral.
Os contos de fadas embalam sonhos, oferecendo respostas para muitas das questões que habitam em nós, através de elementos simbólicos, e com personagens célebres, que empunhando espadas e varinhas de condão, ou melhor, com coragem e resiliência, nos ensinam a lutar pelos nossos sonhos e ideais, demonstrando que somos mais corajosos do que imaginamos.
Cláudia Ferreira*