A Câmara Municipal da Lagoa, através do CEFAL- Centro de Educação e Formação Ambiental, irá associar-se, pelo quinto ano consecutivo, à iniciativa “Hora do Planeta”, da WWF - World Wild Fund for Nature, no dia 25 de Março.
No âmbito da Hora do Planeta, que este ano segue o conceito “Desliga-te. Dedica uma hora ao planeta”, o Município da Lagoa compromete-se novamente, a desligar as luzes por uma hora, entre as 20h30 e as 21h30, do Edifício dos Paços do Concelho, da Praça de Nossa Senhora da Graça e da Praça de Nossa Senhora do Rosário, e fachadas dos edifícios das cinco juntas de freguesia, nomeadamente Santa Cruz, Rosário, Cabouco, Água de Pau e Ribeira Chã.
Em 2023, a WWF lançou, ainda, um desafio relacionado com o tema da alimentação, propondo que as pessoas, em família, com amigos, ou mesmo a sós, coloquem de parte 60 minutos para dedicar ao planeta.
De acordo com a organização internacional, “o que produzimos para comer representa cerca de 29% de todas as nossas emissões de carbono – isto é uma grande fatia do bolo”. Desta forma, o desafio consiste em dedicar uma hora a cozinhar e comer alimentos saudáveis, para as pessoas e para o planeta.
O movimento de sustentabilidade global, a Hora do Planeta, é uma iniciativa da WWF que nasceu na Austrália, mais precisamente em Sydney, em 2007, através de um gesto simbólico que pretende chamar a atenção para o problema das alterações climáticas, em todo o planeta.