O terminal de cruzeiros das Portas do Mar recebe hoje a escala do AIDAluna, um dos navios da operadora alemã Aida Cruises.
Esta escala está inserida num extenso cruzeiro de 44 noites iniciado no passado dia 20 de Janeiro na cidade alemã de Hamburgo e que levou aquele navio a visitar um dezena de portos das Caraíbas, com paragens igualmente em La Corunha e Tenerife, antes da travessia para as Caraíbas, parando no regresso em Hamilton nas Bermudas, Ponta Delgada, Lisboa, Leixões, Zeebrugge e Roterdão antes do seu regresso a Hamburgo no próximo dia 5 de Abril.
O AIDAluna foi inaugurado em Abril de 2009, depois de ter sido construido nos estaleiros Meyer Werft em Papenburg na Alemanha. Foi o terceiro de um total de sete navios construidos com base no projecto Sphin. Tem 253 metros de comprimento, 32 metros de boca e 7 metros de calado. Possui 69.203 mil toneladas de arqueação bruta e tem capacidade para alojar 2100 passageiros e 640 tripulantes. Disponibiliza 13 decks, dos quais 11 de áreas publicas.
Segundo informação da Bensaude Shipping, agentes da Aida Cruises nos Açores, neste cruzeiro o navio tem a bordo 1.592 passageiros e 608 tripulantes, estando a sua chegada ao terminal de cruzeiros das Portas do Mar agendada para as 07H45, devendo prosseguir a sua viagem pelas 18H00.