Em 10 anos registaram-se 5.218 ataques a veículos nos Açores
Diário dos Açores

Em 10 anos registaram-se 5.218 ataques a veículos nos Açores

Previous Article Previous Article Relatório do Parlamento Europeu alerta para o risco de falhas de comunicação nos Açores
Next Article Comissão Política Regional do CDS-PP/Açores analisou situação na Região e deixou recados políticos Comissão Política Regional do CDS-PP/Açores analisou situação na Região e deixou recados políticos

Portugal registou nos últimos 10 anos o roubo e furto de 36 veículos por dia, o que resultou e, 113.633 veículos furtados e 17.839 roubados ou então, que a cada 40 minutos um automóvel foi levado por bandidos no país.
Os dados foram revelados pelo relatório sobre roubo de veículos em Portugal entre 2012 e 2021, realizado pela HelloSafe Portugal – plataforma de comparação de produtos financeiros – que mostram que Portugal ocupa a 11.ª posição, no ranking dos países da Europa em 2022, classificada a taxa de roubo por 100 mil habitantes, atrás da Finlândia que fecha o Top 10, que é liderado pela Itália.
A HelloSafe Portugal analisou os dados de furtos de veículos motorizados em Portugal para descobrir quais as sub-regiões do país que têm a maior incidência deste tipo de crime.
A Madeira está entre as regiões do país com menor probabilidade para a ocorrência de furtos de veículos, segundo o estudo. Fazem companhia à Madeira as regiões do Douro e Beiras e Serra da Estrela. “Embora não sejam as regiões com a menor quantidade de registos de furto de veículos ou em veículos, quando calculamos a taxa em relação à população, apresentam a menor incidência por 100 mil habitantes, o que as torna as mais seguras em Portugal a este respeito”, lê-se nas conclusões do estudo da HelloSafe Portugal.
Das 25 sub-regiões portuguesas analisadas, os Açores encontram-se na 11ª posição, particamente a meio da tabela, com um total de 5.218 registos de furtos de veículos e em veículos acumulados em 10 anos.
Este número coloca os Açores com uma taxa de furto de veículos a cada 100 mil habitantes de 221 registros de furtos de veículos e em veículos.  Em números absolutos ou na taxa média por habitante, as sub-regiões do Porto, Algarve e Lisboa registaram o maior número de furtos de veículos e em veículos nos últimos dez anos. Estes três locais concentram 7 em cada 10 desses crimes em Portugal.
No Porto, local com a maior incidência no país, a taxa média a cada de ataques a veículos a cada 100 mil habitantes é de 580. Na sequência, Algarve com 451 e em terceira posição Lisboa, com 439. Isto significa que se deixar o seu veículo estacionado nestas regiões, as hipóteses de regressar e de não estar lá, ser danificado ou ter alguma parte roubada, são muito maiores.
Desta forma é bom lembrar que se o seu carro ou uma parte dele for furtada ou roubada, o primeiro passo a tomar é contactar a polícia para denunciar o crime. Forneça o máximo de informações possíveis, incluindo a data e local do fato, as características do veículo ou do objeto, além de qualquer outro detalhe relevante.
Só depois de relatar o crime à polícia, deve contatar a sua seguradora para verificar se o seguro cobre este tipo de situação e seguir as instruções para fazer a reclamação.

Share

Print
Ordem da notícia2034

Theme picker