Relatório do Parlamento Europeu alerta para o risco de falhas de comunicação nos Açores
Diário dos Açores

Relatório do Parlamento Europeu alerta para o risco de falhas de comunicação nos Açores

Previous Article Previous Article SATA Azores Airlines vai voar entre o Funchal e Toronto
Next Article Em 10 anos registaram-se 5.218 ataques a veículos nos Açores Em 10 anos registaram-se 5.218 ataques a veículos nos Açores

De acordo com a Antena 1, um relatório do Parlamento Europeu alerta para o risco de falhas de comunicação nos Açores. O relatório do Parlamento Europeu elaborado pela Direcção Geral de Políticas Externas incide sobre as condições de segurança de cabos de fibra óptica dos diferentes estados membros.
O documento compara a situação existente entre vários países e dedica também alguma atenção às regiões ultraperiféricas da Europa, mas nessa comparação os Açores ficam a perder.
O relatório refere que as Caraíbas, por exemplo, estão razoavelmente ligadas aos seus vizinhos com pelo menos 5 cabos submarinos cada. O mesmo acontece com a ilha da Reunião, também com 5 cabos, e com as Canárias com 6 cabos de fibra óptica que garantem boa cobertura de comunicações e baixo risco de falhas. Também o arquipélago da Madeira, segundo este documento, está bem servido, com 7 cabos de fibra óptica garantindo várias alternativas em termos de ligações de dados. Em pior situação, refere o relatório, está o arquipélago dos Açores com apenas 2 pontos de amarração, um ligado ao continente e outro à Madeira, mas com a agravante de ficarem ambos na costa sul de São Miguel a poucos quilómetros um do outro.
Para os autores do documento, os Açores além de garantirem pouca redundância em caso de ruptura de um dos cabos, também poderão ficar sem qualquer tipo de comunicação já que existe o risco elevado de ruptura simultânea dos dois cabos, pois estão próximos um do outro.
Este relatório vem dar razão à Telecom, empresa que pretende ligar os novos cabos submarinos nos Açores em duas ilhas diferentes, exactamente para precaver eventuais cenários de ruptura.

Share

Print
Ordem da notícia2032

Theme picker