População de São Jorge contribui para revisão das Áreas Marinhas Protegidas no âmbito do Blue Azores
Diário dos Açores

População de São Jorge contribui para revisão das Áreas Marinhas Protegidas no âmbito do Blue Azores

Previous Article Previous Article CDS-PP salienta investimento do Governo Regional na qualificação dos jovens
Next Article Próximo quadro de apoio comunitário com 21,5 ME para projectos de investigação Próximo quadro de apoio comunitário com 21,5 ME para projectos de investigação

O Programa Blue Azores, liderado pelo Governo Regional dos Açores e centrado na conservação e no uso sustentável dos recursos marinhos, esteve, nos dias 16 e 17 de Março, na ilha de São Jorge, para debater e receber contributos da população sobre a revisão da Rede de Áreas Marinhas Protegidas dos Açores.
No dia 16 de Março realizou-se, no Auditório Municipal de Velas, uma sessão aberta a todos os residentes de São Jorge. Foi apresentado o processo de revisão das Áreas Marinhas Protegidas e o estudo de Mapeamento dos Usos do Oceano, relativo à costa de São Jorge.
Nesta sessão participaram 4 dezenas de utilizadores do mar dos Açores. Esta sessão pública fomentou o debate, focando na pesca artesanal, mas também nos desafios da fiscalização, não deixando de ter em conta a actividade marítimo-turística.
Na manhã do dia seguinte, a Casa-Museu Cunha da Silveira acolheu a reunião de trabalho de 25 representantes de instituições representativas dos utilizadores do mar.
Estas instituições, com responsabilidades ou interesses sobre os recursos marinhos, colaboraram trazendo o seu conhecimento local, para enriquecer esta sessão trabalho sobre os usos do mar de São Jorge e as áreas marinhas existentes, e respectivas medidas de gestão.
Apoiar as medidas de reestruturação do sector da pesca comercial é uma prioridade para o Blue Azores, por isso realizou-se, também, uma reunião dedicada com a Associação de Pescadores da Ilha de São Jorge. Tendo em conta o potencial impacto da implementação da nova rede de áreas marinhas protegidas sobre o sector das pescas, o programa Blue Azores reuniu já, nos últimos quatro meses, com sete associações locais de pescadores, sediadas nas ilhas de São Miguel, Terceira, Faial, Santa Maria, Graciosa e São Jorge, contando com o apoio da Federação das Pescas dos Açores, da Associação de Produtores de Atum e Similares dos Açores (APASA) e da Associação dos Produtores de Espécies Demersais dos Açores (APEDA).
É intenção do programa que estas reuniões sectoriais continuem a realizar-se nas restantes ilhas do arquipélago, no decorrer do processo participativo, que se prolongará por todo o ano de 2023.
Concretizando o compromisso e vontade de envolver a comunidade, garantiu-se, assim, a inclusão do conhecimento local, por forma a alcançar o objectivo da Estratégia Europeia para a Biodiversidade 2030 de proteger 30% do território marítimo.
O Programa Blue Azores visa proteger, promover e valorizar o capital natural do mar dos Açores, com base no melhor conhecimento científico, em colaboração com a Universidade dos Açores.

Share

Print

Theme picker