CDS-PP salienta investimento do Governo Regional na qualificação dos jovens
Diário dos Açores

CDS-PP salienta investimento do Governo Regional na qualificação dos jovens

Previous Article Previous Article Paulo Moniz alerta para falta de meios na Alfândega de Ponta Delgada
Next Article População de São Jorge contribui para revisão das Áreas Marinhas Protegidas no âmbito do Blue Azores População de São Jorge contribui para revisão das Áreas Marinhas Protegidas no âmbito do Blue Azores

O Grupo Parlamentar do CDS-PP reuniu com a Associação de Estudantes do Campus de Angra do Heroísmo da Universidade dos Açores, com o intuito de ouvir os estudantes quanto aos seus interesses e preocupações, bem como aferir a sua posição quanto às medidas implementadas pelo Governo Regional de coligação PSD/CDS-PP/PPM no que concerne ao ensino superior.
Com esta reunião, o Grupo Parlamentar do CDS-PP Açores deu início às Jornadas Parlamentares na Terceira, subordinadas ao tema “Desenvolvimento Social e Económico da Ilha Terceira”, a decorrer de 20 a 22 de Março de 2023.
Considerando que “na base de todo o desenvolvimento social e económico, está a educação”, o deputado Pedro Pinto, eleito pela Ilha Terceira, salientou o empenho do XIII Governo Regional em aplicar medidas de incentivo ao ingresso no ensino superior, em prol dos açorianos, “mesmo apesar de o ensino superior ser uma área tutelada pela República”.
Entre as medidas enumeradas pelo deputado Pedro Pinto, de destacar o reforço no financiamento para o desenvolvimento tripolar da Universidade dos Açores, o Programa de Apoio ao Pagamento de Propinas, o Programa de Atribuição de Bolsas de Estudo, ou o Prémio de Mérito de Ingresso no Ensino Superior, este último “resultante de uma iniciativa do Grupo Parlamentar do CDS-PP ainda em 2019, e que veio a ser reforçado no seu valor já durante a actual legislatura, pela mão do XIII Governo Regional”.
Nas palavras do deputado Pedro Pinto, tratam-se de “realidades que os estudantes entendem como fundamentais para o seu percurso académico”, pelo que “a auscultação feita aos estudantes permite concluir que propostas feitas pelo CDS-PP no passado e a acção deste Governo Regional na actualidade fazem todo o sentido”.
Congratulando-se por estar a ser reconhecido o mérito destas medidas, o Grupo Parlamentar do CDS-PP observou também que “os estudantes com residência em Portugal continental reconhecem as mais-valias concedidas pelo Governo Regional aos estudantes residentes nos Açores”.
“Com esta reunião, pudemos tomar nota das observações feitas pelos estudantes açorianos locais, pelos estudantes açorianos deslocados na ilha Terceira e pelos estudantes do continente deslocados nos Açores: três realidades numa mesma instituição de ensino”, reportou Pedro Pinto, adiantando que “o Grupo Parlamentar do CDS-PP sai da reunião com uma base de trabalho para delinear novas iniciativas”.
Entre as dificuldades apontadas pelos estudantes, foram sobretudo colocadas problemáticas ao nível da habitação. “Há dificuldade em aceder à habitação, especialmente habitação a custos suportáveis, tendo sido reportado, por exemplo, que a residência de estudantes tem uma lotação insuficiente. Esta é uma problemática reportada quer pelos estudantes continentais, quer pelos açorianos”, afirmou Pedro Pinto.
Nisto, importa realçar a pertinência de uma iniciativa da autoria do Grupo Parlamentar do CDS-PP, aprovada pela Assembleia Legislativa Regional em Junho de 2021, recomendando ao Governo Regional a criação de um gabinete de apoio ao estudante açoriano residente nos Açores a frequentar o ensino superior, assim como a criação de um mecanismo de apoio ao pagamento das rendas de habitação aos estudantes deslocados a frequentar o ensino superior fora da sua ilha de residência.

Share

Print

Theme picker