SATA vai continuar a assegurar as rotas directas entre o continente e as ilhas do Faial, Pico e Santa Maria
Diário dos Açores

SATA vai continuar a assegurar as rotas directas entre o continente e as ilhas do Faial, Pico e Santa Maria

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Sem qualquer compensação financeira

Em entrevista à Antena 1 Açores, o ainda Presidente do Grupo SATA, Luís Rodrigues, revelou que a SATA vai continuar a assegurar as rotas directas entre o continente e as ilhas do Faial, Pico e Santa Maria, de novo sem qualquer compensação financeira.
Luís Rodrigues, informou que  a companhia aérea já notificou a ANAC sobre actual contrato que termina no final deste mês: “termina a 26 de Março e nós já apresentamos a proposta à ANAC para continuar a operar após 26 de Março, nas mesmas condições, isto é sem qualquer compensação, assumindo a SATA mais uma vez o ónus de pagar para este exercício.”
Luís Rodrigues reforçou ainda que este novo contrato deve vigorar: “pelo menos mais um ano. A não ser que o caderno de encargos determine que logo que esteja publicado, mas nunca será mais de 6 meses, a partir de hoje, ou 9 meses, a partir de hoje, que começa o novo modelo. Mas, à partida estamos a contar que em 23 vamos continuar a pagar a factura.”
O presidente do Conselho de Administração do grupo SATA, confirmou nesta mesma entrevista à Antena 1 Açores, que a ANAC está a investigar o incidente que ocorreu, há cerca de uma semana nas Lajes, quando um avião da SATA foi forçado a abortar a descolagem devido à presença na pista de um veículo da força aérea: “está a ser investigado pela ANAC. É a nossa obrigação e de todos os agentes locais reportar e a ANAC depois faz o seu papel, o de investigar o que realmente aconteceu, para evitar que se repita”, tendo declarado que a SATA está a prestar toda a informação necessária para desencadear esta investigação: “sim, os serviços estão a prestar toda a informação disponível e não é complicado”.
Concurso para privatização
da Azores Airlines deve
ser lançado hoje

O concurso público para a privatização da Azores AIrlines deve ser lançado ainda hoje.
A venda da companhia deve ser lançada em Jornal Oficial da União Europeia e caso esta operação falhe, o mesmo não significa o encerramento da empresa. Esta foi a garantia dada por Luís Rodrigues nesta mesma entrevista: “pode dar-se essa situação e Bruxelas tem consciência disso, nós reportamos a toda a hora, o progresso que está a ser feito, mas pode dar-se as condições de mercado  não permitirem que esse processo se conclua. Bruxelas compreende isso ou faz outras sugestões, mas não nos penaliza.”
Neste momento, já não é possível injectar mais dinheiro público, pois de acordo com o presidente da companhia aérea açoriana, resgatar a SATA da falência, custou aos açorianos mais de 415 milhões de euros: “230 milhões negativos, mais 215 milhões de receitas perdidas com todas as consequências que isto tem, mais os 72 milhões que fomos obrigados a devolver. O facto de estarmos aqui, e digo isto frequentemente junto das equipas, é um milagre, mas é um milagre para o qual todos trabalharam e todos têm o mérito disso. Os documentos para a posteriori, o que mostram é um total de movimentos de capital de cerca de 415 milhões de euros, entre movimentos contabilísticos”.
Embora ainda não tenham sido reveladas as contas da Azores Airlines de 2022, Luís Rodrigues afirmou que os indicadores operacionais estão acima das expectativas e a empresa está em crescimento, mas que o resultado final deve manter-se ainda negativo.
Luís Rodrigues esteve à frente do grupo SATA durante 3 anos e encontra-se a agora a caminho da presidência da TAP.

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