A hora muda amanhã à meia-noite nos Açores
Diário dos Açores

A hora muda amanhã à meia-noite nos Açores

Previous Article Transatlântico: As Migrações nos Açores
Next Article IVA zero no cabaz alimentar, 30 euros por mês para famílias vulneráveis e aumento de 1% na Função Pública IVA zero no cabaz alimentar, 30 euros por mês para famílias vulneráveis e aumento de 1% na Função Pública

Amanhã o relógio avança uma hora, com a mudança para o horário de Verão.
Teremos menos uma hora de sono, mas os dias passam a ser mais longos.
Nos Açores, a alteração ocorre quando for meia-noite, passando para a 1h.
Em Portugal continental e na Madeira, o relógio avança da 1h para as 2h da manhã.
O horário de Verão dura até dia 29 de Outubro, indica o Jornal Oficial da União Europeia – que apresenta as datas de mudança até 2026.
No último Domingo de Outubro regressa o horário de Inverno, com o recuo de uma hora no relógio.
O regime da mudança da hora é regulado por uma directiva europeia de 2000, que define que a entrada no horário de Verão ocorre no último domingo de Março e termina no último Domingo de Outubro.

Açores aderam à Hora do Planeta

O Governo Regional dos Açores participa na iniciativa Hora do Planeta, um evento global que se realiza anualmente, decorrendo em 2023 este Sábado, das 19h30 às 20h30, hora local.
Esta acção teve início em Sydney, na Austrália, em 2007, e desde então proliferou por todo o mundo. O evento já envolveu mais de 190 países e territórios, e em muitas das principais cidades do mundo apagam-se as luzes em monumentos famosos, como a Torre Eiffel em Paris, o Coliseu em Roma e o Empire State Building em Nova Iorque.
Este ano, a Hora do Planeta será mais uma oportunidade para que a Região Autónoma e a sociedade açoriana mostrem o seu compromisso para com a protecção do planeta, promovendo uma mudança para um futuro mais sustentável, anunciou o Governo.
É uma ocasião para refletir sobre os nossos hábitos de consumo e nos consciencializarmos sobre a importância de acções individuais e colectivas em prol do ambiente.
Durante estes 60 minutos, milhões de pessoas em todo o mundo desligam as luzes em simultâneo, demonstrando, simbolicamente, a sua vontade de contribuir para um planeta mais saudável.
O evento é organizado pela WWF (World Wide Fund for Nature) e é um incentivo à união de todas as comunidades no combate às alterações climáticas.
A Hora do Planeta é um momento para que os cidadãos reflitam sobre a forma como utilizam a energia eléctrica e os recursos naturais no seu dia a dia. É também uma forma de demonstrar solidariedade para com as populações do mundo inteiro que também estão a enfrentar as consequências das alterações climáticas, como cheias, secas, furacões e outros desastres naturais.
O nosso arquipélago, tal como muitas outras regiões insulares, é particularmente afectado pela situação climática atual. A subida do nível do mar, a acidificação dos oceanos e as tempestades mais intensas são algumas das ameaças que a Região enfrenta. Ao participarmos nesta acção, estaremos a contribuir para a compreensão da necessidade de trabalharmos juntos para reduzir a emissão de gases do efeito estufa, acrescenta uma nota governamental.
O Governo Regional dos Açores diz que conta com todos neste momento tão impactante, demostrando assim, uma vez mais, a devoção dos açorianos à natureza, bem como a sua participação activa na defesa dos recursos naturais do Planeta.

Share

Print

Theme picker