Igreja Matriz da Lagoa acolhe “Cantata Mariana” na voz de Teresa Salgueiro
Diário dos Açores

Igreja Matriz da Lagoa acolhe “Cantata Mariana” na voz de Teresa Salgueiro

Previous Article Previous Article Actividade “À Noite na Praia” visa celebrar lugares simbólicos da cultura e história da Praia da Vitória
Next Article Trio Origens em concerto  nas Festas do Sr. Santo Cristo dos Milagres a 16 de Maio Trio Origens em concerto nas Festas do Sr. Santo Cristo dos Milagres a 16 de Maio

A Igreja Matriz da Lagoa, em Santa Cruz, irá acolher, no dia 13 de Maio, pelas 20h00, o momento musical “Cantata Mariana”, interpretado por Teresa Salgueiro. Esta iniciativa conta com o apoio da Câmara Municipal da Lagoa e da Junta de Freguesia de Santa Cruz. 
 Em 2023, comemoram-se os 150 anos da colocação da imagem devocional de Nossa Senhora do Rosário, no altar da Igreja Matriz de Lagoa. Esta imagem é padroeira da grande festa da paróquia de Santa Cruz, que decorre no primeiro Domingo de Agosto, juntamente com a imagem do Sagrado Coração de Jesus. 
 Para assinalar esta efeméride, a paróquia de Santa Cruz, através da Colecção Visitável da Matriz da Lagoa, preparou para o mês de Maio um programa comemorativo constituído por três momentos: exposição, concerto e conferência. 
  No âmbito musical, Teresa Salgueiro (ex-vocalista dos Madredeus) regressa à Lagoa para interpretar a “Cantata Mariana”, celebrando as alegrias de Nossa Senhora, acompanhada pelo Coro do Conservatório Regional de Ponta Delgada e pelos músicos Nélson Almeida no acordeão de concerto e Sofia Queirós no contrabaixo.
  O bilhete para o momento musical tem um custo de 5€, a partir dos 12 anos, e podem ser adquiridos no Arquivo/Sacristia da Igreja Matriz de Lagoa no seguinte horário: às Terças e Quintas-feiras (18h00-19h00), às Sextas-feiras (9h00-12h00), ao Sábado (18h30 e 20h00-20h30) e ao Domingo (11h00 e 13h00-13h30). 
  Recorde-se que, esta não é a primeira vez que a artista nacional e internacional actua na Igreja Matriz da Lagoa, tendo vindo em 2017 protagonizar a “Oratória Cânticos da Tarde e da Manhã”, no âmbito da inauguração da Colecção Visitável da Matriz da Lagoa. 
 No âmbito da comemoração da efeméride, estará patente, até ao dia 31 de Maio, na Igreja Matriz da Lagoa, a exposição temporária “Maria: a Senhora do Rosário. 1873-2023”. Esta mostra expositiva centra o tema na figura de Maria, Mãe de Jesus e Mãe da Igreja, propondo uma (re)descoberta pela sua identidade, reflectindo sobre a sua presença nas descrições da Bíblia, ao passo que, simultaneamente, contextualiza o culto mariano, desde a sua implantação até aos dias actuais, e a expressão artística do mesmo, através da iconografia associada a vários títulos honoríficos que lhe são atribuídos pela Igreja e pelo povo.
 Relativamente ao terceiro momento, a conferência promovida pela paróquia de Santa Cruz, em parceira com a Colecção Visitável da Matriz da Lagoa, será sobre a evangelização pela arte, na Igreja Matriz da Lagoa.

Share

Print

Theme picker