A freguesia do Pico da Pedra, no concelho da Ribeira Grande, está hoje em festa, em honra da sua padroeira Nossa Senhora dos Prazeres.
Hoje, dia maior, as festas começam com a alvorada às 7h, seguindo-se a eucaristia solene às 11 horas e às 16h30m a procissão, acompanhada pelas bandas Aliança dos Prazeres do Pico da Pedra e Nossa Senhora das Vitórias de Santa Bárbara.
Às 22 horas actua Frank Road Jr.
Amanhã, segunda-feira, a partir das 15h estará em exposição o Santíssimo Sacramento para adoração e às 19h haverá eucaristia pelas intenções da comunidade paroquial, emigrantes e todos os defuntos. Haverá uma consagração a Nossa Senhora dos Prazeres.
Às 20h30m terá lugar a arrematação do gado e às 22h30m cantigas ao desafio com José Pimentel (S. Vicente), Pedro Costa (Ginetes), António Silva (Rabo de Peixe), Carlos Sousa “Maurício” (Ribeira Grande), e os tocadores Carlos Câmara (Guitarra) e António Dutra (Violão).
Na terça-feira, último dia, haverá às 19h venda de torresmos e sarapaté, no salão paroquial, às 20h30m arrematações e às 22h concerto pela banda local, Filarmónica Aliança dos Prazeres.
Às 24h terá lugar o encerramento das festas com fogo de artifício.
Todos os dias, a partir das 20h30m, haverá barraca com comes e bebes, bazar e malassadas a favor da Igreja.
O Presidente da Junta de Freguesia do Pico da Pedra, Fábio Bernardo, enviou-nos a seguinte mensagem destinada à comunidade picopedrense: “É com grande alegria e fervor que nos aproximamos das festividades em honra da nossa padroeira, Nossa Senhora dos Prazeres. Este é um momento de celebração, reflexão e comunhão para todos nós.
Nestes dias de festa, convidamos a população local a unir-se em oração, a participar na procissão e a compartilhar a alegria deste evento que é especial para a nossa comunidade.
Para aqueles que estão distantes, a nossa diáspora, estarão sempre presentes nos nossos pensamentos e preces. Mesmo estando longe, fisicamente, a ligação que mantêm com a sua Terra Natal e com Nossa Senhora dos Prazeres permanece forte e inabalável.
Que esta celebração nos inspire a renovar a nossa fé, a fortalecer os nossos laços comunitários e a cultivar a generosidade e a compaixão nos nossos corações.
Que Nossa Senhora dos Prazeres nos abençoe e guie os nossos passos.
Viva Nossa Senhora dos Prazeres! Viva à união da nossa comunidade!”.
“Atlântida” transmitido do Pico da Pedra
O programa “Atlântida”, da RTP-Açores, vai ser transmitido no dia 23 de setembro, a partir do Parque Maria das Mercês Carreiro, no Pico da Pedra.
Conduzido por Sidónio Bettencourt, o programa é transmitido na RTP-Açores e na RTP-Internacional, para as comunidades açorianas radicadas no continente americano.
Gilberto Bernardo lança livro apresentado por Onésimo Almeida
O poeta, escritor, músico, pintor e escultor picopedrense, Gilberto Bernardo, vai lançar um livro de poesia, no Pico da Pedra, intitulado “Poemas sobre tela”.
Será no dia 21 de Setembro, pelas 20h30m, no salão da Casa do Povo do Pico da Pedra, e terá apresentação do picopedrense Onésimo Almeida, professor da Universidade de Brown, nos EUA.
Roberto Calisto recebe Prémio Laurinda Mota
O antigo Presidente da Junta de Freguesia do Pico da Pedra e fundador do Vitória Clube do Pico da Pedra, Roberto Calisto, é o vencedor este ano do Prémio Laurinda Mota.
Trata-se de um prémio instituído pelo picopedrense Octaviano Mota, em memória da sua esposa, para galardoar, todos os anos, um picopedrense que se tenha distinguido em prol da comunidade picopedrense.
O Prémio, que devia ser entregue esta semna, durante as festas do Pico da Pedra, ficou adiado para quando Roberto Calisto estiver presente, uma vez que se deslocou ao Porto por razões de saúde.