A empresa internacional especializada em analisar os mercados de aviação OAG posiciona a SATA Air Açores como 43ª do ranking de pontualidade, no mês de Agosto, com 75,7% das chegadas até 15 minutos da hora prevista, e a SATA Internacional em 99ª, com 55,5% das chegadas até 15 minutos da hora prevista.
Por sua vez, a TAP teve 56,6% dos voos a chegarem até 15 minutos da hora prevista no mês de Agosto, indica a OAG, que posiciona a companhia portuguesa como a 96ª do ranking de pontualidade do principal mês em viagens de lazer.
A consultora indica que a TAP realizou em Agosto 11.069 voos, cotando-se como a 54ª mais activa.
Para as outras companhias portuguesas analisadas, a OAG posiciona a SATA Air Açores como 43ª do ranking de pontualidade, com 75,7% das chegadas até 15 minutos da hora prevista, e a SATA Internacional em 99ª, com 55,5% das chegadas até 15 minutos da hora prevista.
Em relação ao número de voos no mês, a OAG cotou a SATA Air Açores em 149ª, com 2.482 voos, e a SATA Internacional em 201ª, com 1.054 voos.
A nº1 de Agosto em pontualidade para a OAG foi a Eurowings, do grupo Lufthansa, com 97,4% dos voos a chegarem até 15 minutos da hora prevista, seguida pela Volaris, com 97,3%, Garuda Indonésia, com 95,8%, Safair, com 93,1%, e Oman Air, com 91,5%.
A OAG indica seguidamente a TACA International, com 90,4%, Copa Airlines, com 89,5%, South African Airways, com 89,3%, Etihad Airways, com 86,8%, e Iberia, com 86,7%.
Em número de voos lideram as norte-americanas American com 179.274, Delta com 146.050, United com 134.720 e Southwest com 128421, a que se seguem Ryanair, que é a nº1 europeia, com 99.558, China Eastern, que é a nº1 da Ásia e Pacífico, com 76.356, Indigo, nº 1 da Índia, com 59.439, easyJet com 55.514, Turkish Airlines com 49.799 e LATAM Airlines Group com 44.642.
Em pontualidade, segundo a OAG, a American foi 38ª, com 77,6% dos voos a chegarem até 15 minutos da hora prevista, a Delta foi 26ª, com 80,9%, a United foi 28ª, com 80,6%, e a Southwest foi 51ª, com 73,6%.
A OAG, que não inclui a Ryanair no seu ranking de pontualidade, cota a China Eastern como 89ª, com 60,8% dos voos a chegarem até 15 minutos da hora prevista, Indigo em 16ª com 84,8% e easyJet em 100ª, com 55,1%.