Ponta Delgada recebe hoje as escalas inaugurais dos navios de cruzeiros Norwegian Viva e Enchantmenr of the Seas, que no seu conjunto deverão trazer um interessante movimento à cidade e à ilha.
Natural destaque para a escala inaugural do Norwegian Viva, o segundo navio da nova e inovadora “Prima Class” da conceituada operadora Norwegian Cruise Lines.
Esta passagem em Ponta Delgada está inserida num cruzeiro transatlântico iniciado em Lisboa, no passado dia 16 e, que para além desta paragem na nossa cidade fará escalas em Sta Thomas e Puerta Plata nas Caraíbas, antes da sua chegada a Miami no próximo dia 27.
Tal como o Norwegian Prima, de acordo com o divulgado pela NCL, o Norwegian Viva foi projectado com espaços amplos, design diferenciado e variedade de marcas e experiências. O design desta nova classe de navios poderá ser entendida como uma resposta da companhia à Edge Clas, da Celebrity Cruises, e World Class, da MSC, navios com designs diferentes onde se destacam a concepção das proas a fazer lembrar os grandes navios do inicio do século XX
Ligeiramente menor que os navios da classe Breakaway Plus, o navio tem 294 metros de comprimento, 44 metros de boca e um calado de 8,7 metros. Possui 143.535 toneladas de arqueação bruta e capacidade para 3.219 passageiros em ocupação normal, mas que poderão chegar aos 3.950 em ocupação máxima.
Para isso disponibiliza 20 decks, dos quais 16 são de acesso publico, sendo 9 destinados aos alojamentos dos passageiros. A sua tripulação é normalmente constituída por 1388 elementos.
Segundo os dados disponibilizados na JUL da Portos dos Açores neste cruzeiro estarão a bordo 2.849 passageiros e 1300 tripulantes.
O navio foi construido nos estaleiros italianos de Fincantiere, em Marghera, nos arredores de Veneza, em 2022/2023, tendo feito o seu itinerário inicial a 10 de Agosto passado. O seu custo orçou os 850 milhões de dólares.
Ainda segundo a NCL, o Norwegian Viva reivindica para si o título de um dos mais espaçosos navios de cruzeiros na categoria contemporânea, oferecendo mais espaço ao ar livre e acomodações mais amplas do que qualquer outro navio novo.
Para isso dispõe de diversos restaurantes e snack-bares, alguns com esplanadas ao ar livre. Para além dos restaurantes principais, The Commodore Room e Huldson`s, o primeiro espaço para refeições ao ar livre, dispõe do “Indulge Food Hall”, espécie de praça de alimentação de alto padrão, com 11 diferentes opções de alimentação, onde se inclui conceituados restaurantes de especialidade como o Los Lobos Cantina, Onda by Scarpetta, “Coco’s, Seaside Rotisserie e Nudis, entre outros.
O navio tem como uma das principais atrações a “Viva Speedway”, uma das maiores pistas de karts em alto mar, com 420 metros de circuito e distribuída em três pisos. Outras atrações são o “The Drop”, um escorrega seco de queda livre com queda de 10 andares e o “Ocean Boulevard”, promenade externo que contorna o navio, com cerca de 4.000 m2 de área. Dispõe de diversas piscinas, escorregas e “water slides” espalhados ao longo da mesma.
Igualmente no seu Viva Theatre são apresentados diversos espectáculos, muitos dos quais verdadeiros “Interactives Games Shows” intitulados “Live on NCL”.
O Norwegian Viva, tal como todos os navios de NCL é agendado pela CMJ Rieff & Filhos e segundo os dados disponibilizados na JUL da Portos dos Açores tem a sua chegada agendada para as 09H00 e a partida com destino a St Thomas nas Caraíbas marcada para as 19H00.
Enchantment com mais
de 2 mil passageiros
Igualmente neste dia estará igualmente em Ponta Delgada o Enchantment of the Seas, um dos navios da popular “Vision Class”, da conceituada operadora Royal Caribbean Internationa, que visita igualmente a nossa ilha pela primeira vez.
A sua escala está inserida num cruzeiro de 14 dias, iniciado no passado dia 13, em Barcelona, e que, para além de Ponta Delgada, contempla paragens em Málaga e Nassau, nas Bahamas, antes da sua chegada a Tampa, na Florida do próximo dia 27.
O navio foi construido nos estaleiros Kvaerner Masa-Yardsem Helsinquia, na Finlândia, em 1997, tendo o seu custo sido de 280 milhões de dólares.
Possui 301 metros de comprimento, 35 metros de boca e um calado de 7,2 metros e possui 82.910 GT de arqueação bruta.
Tem capacidade para alojar 2.284 passageiros em ocupação normal e 770 tripulantes.
Neste cruzeiro estão a bordo 2.059 passageiros e 827 tripulantes.
Disponibiliza 11 Decks, 5 dos quais destinados aos alojamentos dos seus passageiros.
É um dos 4 sobreviventes da Vision Class da RCI que face á popularidade dos mesmos ainda os mantém na sua frota.
De salientar que o mesmo foi sujeito em 2005 de uma profunda remodelação que passou pelo aumento das suas dimensões que passou dos 279,5 metros iniciais para os actuais 301 metros, aumentando igualmente a sua arqueação bruta.
O Enchantment of the Seas dispõe de alguns interessantes equipamentos de lazer, aonde se destacam 4 piscinas, 6 jacuzzis, Ginásio, Spa, Sauna e Jogging Track.
Para entretimento o navio possui o Orpheum Theater para os seus apreciados shows musicais, Casino, e o Viking Crown Lounge, um local muito requisitado com uma vista impar de apreciação dos seus interiores.
Quanto à gastronomia o navio dispõe de 3 restaurantes principais entre o quais o famoso o Windjammer Marketplace e mais 2 de especialidades, assim como 8 bares e cafés.
Segundo as informações disponibilizadas na JUL da Portos dos Açores, o Enchantment of the Seas tem a sua chegada agendada para as 07H00, estando a partida com destino a Nassau prevista para as 17H00.
Exclusivo Azores Cruise Club/
Diário dos Açores