Os TSD/Açores manifestaram ontem apoio ao Governo Regional, congratulando-se com as medidas que o Executivo da coligação já levou a cabo em quatro meses, “para benefício dos trabalhadores açorianos”, referem.
Num comunicado emitido após reunião do seu Secretariado Regional, os TSD/Açores, como estrutura autónoma e vocacionada para a defesa dos trabalhadores e do sindicalismo democrático, dizem-se “empenhados em contribuir para o sucesso das políticas de emprego e [que] nunca deixarão de pugnar por esse objectivo, qualquer que seja a estrutura partidária que suporte o Governo Regional”.
Para Joaquim Machado, Presidente daquela organização, a solução governativa resultante das eleições regionais de Outubro passado “criou justas expectativas nos trabalhadores e estruturas sindicais”.
Desde logo, “pelo propósito evidente de respeitar os direitos dos trabalhadores, a contratação colectiva e o combate à precariedade laboral. Mas também pela inclusão no programa do Governo dos compromissos eleitorais dos partidos que compõem a coligação”, afirmou.
De acordo com o dirigente social-democrata, a recente alteração dos critérios do regulamento de concurso do pessoal docente, que vai reduzir significativamente a contratação sucessiva de professores, por contrapartida com a sua integração na Administração Pública, “é um significativo contributo para a dignificação do emprego público e a estabilidade dos seus agentes, e isso é motivo de satisfação para os TSD/Açores”, disse. “Igualmente muito relevante é o acordo de empresa celebrado entre a SATA e o sindicato representativo dos tripulantes da companhia, facto que não acontecia há mais de uma década”, acrescentou aquele responsável.
Por outro lado, refere Joaquim Machado, a proposta de Orçamento entregue no Parlamento “também inscreve uma medida muito importante para os trabalhadores da Administração Pública, concretamente, a actualização do valor da remuneração complementar em 2,5% e dos respectivos escalões, contribuindo decisivamente para a recuperação do seu poder de compra”.
Os TSD/Açores apelam ainda a que o Governo Regional se empenhe “na resolução de problemas laborais prementes em sintonia com os compromissos eleitorais e as linhas de acção governativa, dando como exemplo os casos dos trabalhadores da RIAC e dos técnicos superiores das áreas de diagnóstico e terapêutica do Serviço Regional de Saúde.
Na reunião do Secretariado Regional dos TSD/Açores foi decidido manter o adiamento do congresso da organização autónoma até que a situação pandémica na Região propicie condições para reunir cerca de uma centena de participantes, oriundos de várias ilhas do arquipélago.