Centros de vacinação Covid-19 reforçados em S. Miguel para dar início a segunda fase
Alexandra Narciso

Centros de vacinação Covid-19 reforçados em S. Miguel para dar início a segunda fase

Previous Article Previous Article Pedinchice
Next Article Vem aí vento e chuva forte Vem aí vento e chuva forte

O Conselho de Administração da Unidade de Saúde da Ilha de São Miguel (USISM) anunciou o reforço da capacidade de resposta nos vários centros de vacinação Covid-19 na ilha de São Miguel, reduzindo a actividade assistencial nas Unidades de Saúde. 
Com cerca de 150 profissionais da saúde alocados à vacinação contra a Covid-19, por dia, este reforço tem como objectivo, refere a USISM, de terminar a vacinação dos utentes da primeira fase, continuar com a vacinação nos domicílios nos seis concelhos e iniciar a segunda fase da vacinação de utentes com patologias, bem como iniciar a vacinação dos utentes com 60 e mais anos sem patologias.
A USISM anunciou ainda a abertura do Centro de Vacinação na Ribeira Grande com capacidade, de cerca, de 200 utentes por dia de segunda a sábado, a abertura ao Sábado na Povoação, Nordeste, Vila Franca do Campo e Ribeira Grande da vacinação de utentes com 60 e mais anos sem patologias.
Será ainda aumentada a capacidade de resposta no Centro de Vacinação das Portas do Mar, aumentando a sua capacidade de 300 para 450 inoculações por dia e aberto o Centro de Vacinação das Portas do Mar ao Domingo para utentes com mais de 60 anos e sem patologias. “Este reforço é feito em articulação com o HDES na vacinação de doentes com neoplasias e com as Forças Armadas para apoio na vacinação de utentes da segunda fase sem patologias”, esclarece a USISM.
Quanto à localização dos vários centros de vacinação, o da Ribeira Grande está localizado no Pavilhão Fernando Monteiro, o Centro de Vacinação Covid-19 de Vila Franca do Campo no Centro Cultural. Na Povoação o centro de vacinação é no respectivo Centro de Saúde e no Nordeste as equipas de vacinação deslocar-se-ão a cada freguesia. 
Já foram vacinados utentes e trabalhadores de todas as estruturas residenciais para idosos, Lares de Idosos, Santas Casas da Misericórdia e Casas de Saúde, Centros de Actividades Ocupacionais, Equipas de Apoio ao Domicílio, Associação Machado Joseph, Associação Alzheimer Açores, Associação de Pais e Amigos de Crianças Deficientes do Arquipélago dos Açores, bombeiros, forças de segurança, profissionais de saúde do sector privado, agentes das comarcas, serviços de apoio ao domicílio, cuidadores informais, utentes com mais de 75 anos e utentes com mais de 50 anos com as patologias prioritárias da 1ª Fase do Plano Regional de Vacinação contra a Covid-19 num total de, 21855 1ª dose e 9078 2ª dose, 30933 inoculações.
Sobre a redução da actividade assistencial nas unidades de saúde da ilha, o Conselho de Administração da USISM esclarece que os serviços estão organizados para assegurar: “saúde infantil, saúde materna (em situação prioritária), salas de tratamento e injectáveis, o SAC - Serviço de Atendimento Complementar do Centro de Saúde de Ponta Delgada, cuidados domiciliários, cuidados paliativos, de reabilitação, Unidades Básicas de Urgência e Unidades de Cuidados Continuados Integrados”. Quanto aos pedidos de receituário, deverão ser enviados via email (contactos disponíveis em: http://usism.pt/wp/servicos/pedidos-de-receituario/) pelos utentes.

24 casos e 22 recuperações 

Ontem, a Autoridade de Saúde Regional anunciou ontem mais  24 novos casos positivos de Covid-19 nos Açores, sendo 22 em São Miguel e dois em Santa Maria.
Em São Miguel foram diagnosticados 10 novos casos na Ribeira Grande. No Concelho de Ponta Delgada foram diagnosticados seis novos casos. No Concelho da Lagoa há cinco novos casos. No Concelho do Nordeste há um caso na vila do Nordeste, e na ilha de Santa Maria há dois casos em Vila do Porto. 
Em São Miguel, 21 dos novos casos são em contexto de transmissão comunitária e o outro é relativo a um viajante, não residente, proveniente de voo de Portugal continental, com teste positivo ao 6º dia. Quanto aos novos casos positivos de Santa Maria, um refere-se a passageiro proveniente de Boston, E.U.A., que testou positivo ao 12º dia, e outro caso é relativo a passageiro proveniente de São Miguel, que também testou positivo ao 12º dia. 
Também nas últimas 24 horas foram registadas 22 recuperações, todas em São Miguel. Estavam ontem internados 14 doentes, sendo 13 no Hospital do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada, com quatro doentes na Unidade de Cuidados Intensivos, e um internado no Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira, em Unidade de Cuidados Intensivos. Em vigilância activa estão 1.421 pessoas. A Região conta com 316 casos positivos activos, sendo 300 em São Miguel, sete na Terceira, sete em Santa Maria, um nas Flores e um no Faial.
 

Share

Print
Ordem da notícia26

Theme picker