SATA no mercado para emitir 49,5 milhões de euros em papel comercial
Diário dos Açores

SATA no mercado para emitir 49,5 milhões de euros em papel comercial

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Com garantias da Região

A Sata Air Açores – Sociedade Açoriana de Transportes Aéreos está no mercado para emitir até 49,5 milhões de euros em papel comercial junto de investidores qualificados, noticia o jornal ECO.
Estes títulos têm garantias da Região Autónoma, no âmbito do apoio público ao sector da aviação que está a ser fortemente afectado pela pandemia. 
O encaixe financeiro vai servir para fazer face às necessidades de liquidez da companhia.
A empresa açoriana comunicou Quinta-feira à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) a abertura de um programa de emissões de papel comercial a decorrer até 18 de novembro (a menos que a Comissão Europeia recuse o plano de reestruturação apresentado em fevereiro).
Este programa é semelhante a um outro que a companhia aérea teve em curso até dia 16 de Abril de 2021, sendo a principal alteração o prazo, que é agora mais alargado. 
“As emissões poderão ter prazos de 30 a 216 dias. O prazo de cada emissão não pode exceder o termo do programa“, explica. 
Em cada emissão, a SATA admite colocar entre um milhão de euros e 49,5 milhões de euros, através de títulos com valor unitário 50 mil euros.
O juro só será conhecido no momento da emissão e irá depender da procura, mas a companhia aérea está a trabalhar com o Haitong Bank para acautelar o fraco apetite dos investidores. 
“Caso não seja integralmente preenchido o montante pretendido pela emitente ao abrigo da respectiva notificação, o Haitong Bank subscreverá e tomará para si a totalidade da parcela de papel comercial solicitado que se encontre em falta”, refere o prospecto.
Estas emissões têm garantias da Região Autónoma no âmbito do programa de ajuda pública devido ao impacto da pandemia.
 A 18 de Agosto, a Comissão Europeia deu luz verde ao Portugal – Rescue Aid to SATA Group, tendo informado a República Portuguesa que “não se opunha à concessão de um auxílio à Emitente sob a forma de garantia de empréstimo a contrair com a finalidade pretendida”.
Esta decisão está associada a um plano de reestruturação que está actualmente em Bruxelas. 
“O plano de reestruturação da emitente foi entregue à Comissão Europeia dentro do prazo previsto para o efeito, ou seja, a 18 de Fevereiro de 2021, estando ainda em análise e aguardando-se decisão definitiva sobre o mesmo pela Comissão Europeia“, acrescenta a companhia aérea.
 

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