Atribuídos até 4.550 euros de incentivos para compra ou ‘leasing’ de veículos eléctricos
Diário dos Açores

Atribuídos até 4.550 euros de incentivos para compra ou ‘leasing’ de veículos eléctricos

Previous Article Previous Article Democracia e saúde!
Next Article Criado programa para melhorar qualidade de água do ilhéu de Vila Franca Criado programa para melhorar qualidade de água do ilhéu de Vila Franca

O Governo dos Açores disponibiliza incentivos à introdução de veículos eléctricos novos na Região, quer sejam adquiridos ou quer sejam alvo de contrato de locação financeira (‘leasing’), podendo agora a comparticipação chegar aos 4.550 euros, caso se verifiquem todas as majorações previstas, foi ontem anunciado.
Segundo o Executivo, o incentivo financeiro à aquisição de veículos automóveis ligeiros é de 10%, até 3.000 euros, no caso de pessoas singulares, e até 2.000 euros, no caso de pessoas colectivas.
Estão disponíveis diversas majorações, como no caso de o candidato ter tarifa de electricidade diferenciada no tempo, de modo a incentivar o carregamento do veículo eléctrico em períodos de vazio, favorecendo um aumento das fontes de energia limpas no sistema electroprodutor. Neste caso a majoração é de 250 euros.
Está também prevista uma majoração de 250 euros nas ilhas pertencentes à Rede Mundial de Reservas da Biosfera da Unesco –  Corvo, Flores, Graciosa e São Jorge –, com o propósito de contribuir para a sua valorização e protecção.
De modo a promover a transição dos veículos de combustão interna para os veículos eléctricos, está disponível uma majoração de 750 euros referente ao abate.
É ainda atribuída uma majoração de 300 euros a pessoas com deficiência, considerando as diversas acessibilidades que o veículo eléctrico proporciona.
É também comparticipada em 20% a aquisição de motociclos de duas rodas ou ciclomotores e de triciclos motorizados ou quadriciclos até um limite de 750 euros por candidatura. Relativamente a velocípedes com motor, o incentivo é de 250 euros.
No caso dos pontos de carregamento, a sua compra é comparticipada apenas aquando da aquisição de um veículo eléctrico. O incentivo é de 10%, até 500 euros.
O Executivo regional adianta ainda que se mantêm os incentivos destinados às empresas de ‘rent-a-car’ e táxis da Graciosa, no âmbito do projecto Ilha Modelo e acrescenta que os incentivos regionais são cumulativos com outros de natureza semelhante, em vigor a nível nacional.
As candidaturas aos incentivos à aquisição de veículos eléctricos e pontos de carregamento são efectuadas no Portal da Energia Açores.

Share

Print
Ordem da notícia51

Theme picker