Tribunal de Contas focado no futuro  e nos Açores no 35.º aniversário da Secção Regional
Diário dos Açores

Tribunal de Contas focado no futuro e nos Açores no 35.º aniversário da Secção Regional

Previous Article Previous Article NELAG assume com a Câmara de Lagoa implementação do Cartão Jovem Municipal
Next Article Serviço Florestal do Nordeste inicia repavimentação de caminhos rurais e florestais Serviço Florestal do Nordeste inicia repavimentação de caminhos rurais e florestais

O Tribunal de Contas (TdC) assinala o 35.º aniversário da Secção Regional dos Açores com um ‘webinário’ e uma sessão comemorativa a “olhar para o futuro”, adiantou o Presidente daquela entidade.
Em declarações o Presidente do TdC, José Tavares, explicou que, durante os eventos de dois dias, a decorrer a partir de Ponta Delgada, “os Açores é que são o centro” das atenções.
As celebrações começam na Terça-feira, com o ‘webinário’ Prestação de Contas na Era da Transição Digital, e prosseguem com uma cerimónia que junta, entre outros, o actual e ex-Presidente do Governo Regional, o representante da República para a Região Autónoma dos Açores e a ex-procuradora Geral da República, Joana Marques Vidal, que foi “magistrada na secção Regional dos Açores” do TdC.
Num evento “virado para o futuro”, está também prevista uma conferência do Secretário Regional das Finanças, Planeamento e Administração Pública, Joaquim Bastos e Silva, sobre os “Impactos da pandemia na execução do PO [Programa Operacional] Açores 2020 e Perspectivas do Quadro Financeiro Plurianual 2021-2027”, explicou o Presidente do TdC.
“Pretendemos fazer uma análise do percurso nestes 35 anos, reflectir sobre o que correu melhor e sobre o que é preciso melhorar”, descreveu. A iniciativa “de cariz mais festivo” conta ainda, com testemunhos de João Bosco Mota Amaral, Presidente do Governo Regional em 1986, aquando da instalação e início de funcionamento da Secção Regional dos Açores do TdC, e de Carlos César, Presidente do Governo Regional em 1997, aquando da inauguração do edifício sede da Secção Regional, cedido pelo Governo Regional.
Na sessão de abertura participam José Manuel de Araújo Barros, Juiz Conselheiro da Secção Regional dos Açores do TdC, José Tavares, Presidente do TdC, José Manuel Bolieiro, Presidente do Governo Regional dos Açores e Pedro Catarino, Representante da República para a Região Autónoma dos Açores.
Os 35 anos da Secção Regional dos Açores vão ser também assinalados com um vídeo de memória fotográfica e a análise do percurso da Secção Regional dos Açores ao longo dos anos.
Intervêm na sessão os juízes conselheiros José Faustino de Sousa, Nuno Lobo Ferreira, António Francisco Martins e Nuno A. Gonçalves e, da parte do Ministério Público, Joana Marques Vidal e José Ponte.
A “nova geração” vai estar representada por Carina Viveiros, Cristiana Camilo e Carlos Brum Melo.
Quanto ao seminário ‘online’, para o qual são aceites inscrições até Quinta-feira, o objectivo é compreender a relevância da prestação de contas ao TdC como “um acto de responsabilidade”, esclareceu o presidente daquele organismo.
“Esta prestação de contas tem, hoje, uma importância especial, devido a um novo sistema normalizado contabilístico e à plataforma electrónica do TdC, que já recorre aos primeiros passos da inteligência artificial”, observou José Tavares.

Share

Print

Theme picker