Circuito Mundial de Surf regressa a São Miguel
Diário dos Açores

Circuito Mundial de Surf regressa a São Miguel

Previous Article Previous Article O AVC é a principal causa de morte e incapacidade em Portugal
Next Article Azores Festival decorre no Teatro Micaelense  hoje e amanhã Azores Festival decorre no Teatro Micaelense hoje e amanhã

A praia de Santa Bárbara, na Ribeira Grande, volta a receber este ano o circuito mundial de surf de qualificação.
A décima primeira edição do Azores Airlines Pro será um evento de 5000 pontos masculino e de 3000 pontos feminino, bem como a segunda etapa na Europa a contar para o ranking de 2022.
Entre os próximos dias 1 e 6 de Novembro, alguns dos melhores surfistas mundiais competirão pelos preciosos pontos de acesso ao Challenger Series, numa das etapas mais importantes deste circuito de qualificação, que só terminará em Agosto do próximo ano.
Entre os 160 surfistas em prova, pelo menos 28 serão portugueses, com a possibilidade de ainda subirem a 32, uma vez que faltam ser atribuídas quatro vagas a wildcards, escolhidos pela organização.
O actual campeão nacional e europeu Vasco Ribeiro é o cabeça de série número um da prova masculina, que recebe atletas como os franceses Joan Duru, Tim Bisso ou Kauli Vaast, o basco Aritz Aranburu, os espanhóis Gony Zubizarreta e Jonathan Gonzalez, o brasileiro Lucas Silveira, o luso-germânico Marlon Lipke ou os nossos compatriotas Miguel Blanco e Afonso Antunes, entre outros.
Na prova feminina, destaque para Yolanda Hopkins, Teresa Bonvalot e Carolina Mendes, as três melhores portuguesas actualmente no circuito mundial de acesso à elite, mas igualmente para a nova campeã nacional Francisca Veselko, para a ex-campeã europeia júnior Mafalda Lopes, para as francesas Pauline Ado, Justine Dupont e Vahine Fierro ou para as bascas Garazi Sanchez Ortun e Ariane Ochoa.
“É com muito prazer que voltamos a receber, aqui nos Açores, alguns dos melhores surfistas do mundo, para mais uma edição do Azores Airlines Pro,” afirma Rodrigo Herédia, organizador do evento.
“Esta prova, que teve de ser adiada em 2020 devido à pandemia, é uma referência internacional no circuito e tem contribuído bastante para o reconhecimento dos Açores como destino de sonho para os surfistas de todo o mundo. Esperemos que as condições do mar estejam boas e que o espectáculo volte a ser memorável,” conclui o responsável.
O Azores Airlines Pro 2021 realiza-se de 1 a 6 de Novembro, na praia de Santa Bárbara, Ribeira Grande, ilha de S. Miguel, Açores.
O Azores Airlines Pro 2021 é organizado pela DAAZ Eventos e pela Associação Atlantic Action Sports, conta com o patrocínio do Turismo dos Açores, Azores Airlines, Grupo ETE, MEO, Wayzor Rent-a-Car, Grupo Marques, Clínica S. Sebastião e Soluções M, contando ainda com o Fuel TV como canal oficial para a sua transmissão em directo, a RTP Açores, SURFTOTAL, MEO Beachcam, ONFIRE e MagicSeaWeed como media partners e a Federação Portuguesa de Surf, a Câmara Municipal da Ribeira Grande e o Governo dos Açores como apoios institucionais.

 

Share

Print

Theme picker