Câmara da Ribeira Grande condena invasão  da Ucrânia
Diário dos Açores

Câmara da Ribeira Grande condena invasão da Ucrânia

Previous Article Previous Article A cidade nasceu do rio, viveu do rio e o rio enterrou
Next Article Carnaval é tradição que promove a língua portuguesa na diáspora, defende Artur Lima Carnaval é tradição que promove a língua portuguesa na diáspora, defende Artur Lima

A Câmara Municipal da Ribeira Grande aprovou por unanimidade, na reunião ordinária do dia 3 de Março, uma moção apresentada pelos vereadores do PSD, a condenar a invasão da Ucrânia pela Federação Russa, manifestando preocupação e solidariedade para com o povo ucraniano.
No documento aprovado pode ler-se que a Câmara Municipal “manifesta o mais veemente protesto face à acção hostil desencadeada pela Federação Russa em solo Ucraniano, o que constitui não só um ataque inaceitável a um país soberano, mas também à democracia e à ordem internacional, no seu todo”.
De igual modo manifesta também “solidariedade ao povo da Ucrânia, que vive dias difíceis e de incerteza, angústia e sofrimento, não esquecendo os cidadãos ucranianos e suas famílias que vivem em Portugal, de modo especial os que se radicaram na Região Autónoma dos Açores”.
A moção apela ainda “a todos os esforços das instituições nacionais, europeias e mundiais, conducentes à reposição da paz e da ordem internacional”, bem como “à mobilização da comunidade local na partilha de bens essenciais, com destino à Ucrânia, através dos diferentes pontos específicos de recolha”.
O documento será agora enviado a diversas instâncias nacionais e internacionais, entre as quais a embaixada da Ucrânia em Lisboa e o Gabinete em Portugal do Parlamento Europeu.
No mesmo dia, Alexandre Gaudêncio, Presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, também manifestou posição semelhante através do Conselho dos Municípios e Regiões da Europa (CEMR), uma organização que reúne as associações nacionais de governos locais e regionais de 40 países europeus e representa, através delas, todos os níveis dos territórios – local, intermédio e regional.

Share

Print

Theme picker