Grupo de sacerdotes de S. Miguel  forma coro e dá primeiro concerto na Povoação
Diário dos Açores

Grupo de sacerdotes de S. Miguel forma coro e dá primeiro concerto na Povoação

Previous Article Previous Article Um morto e oito feridos na colisão de duas viaturas em Nordeste
Next Article Quarta dose da vacina vai ser aplicada  nos idosos açorianos a partir de Agosto Quarta dose da vacina vai ser aplicada nos idosos açorianos a partir de Agosto

A Igreja Matriz da Povoação acolheu no passado Domingo, Dia da Mãe, o concerto de estreia do Coro Laudum Dei, composto por sete sacerdotes, a paroquiar na ilha de São Miguel, em diferentes ouvidorias.
“Foi apresentado um concerto único, que enalteceu a fé, a devoção a Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, a importância da oração, da amizade e do compromisso enquanto cristãos” informa uma nota que esclarece, ainda, as razões da formação deste coro.
“O Coro Laudum Dei surgiu no imaginário de alguém que, ouvindo vários padres a cantar nas celebrações, começou a sonhar como seria maravilhoso um grupo formado com aquelas vozes a cantarem em conjunto”, refere a nota enviada ao Igreja Açores.
“O sonho e desafio da docente de música, Cristina Ventura, tornou-se realidade, assumindo, por isso, a direção artística do coro”, esclarece ainda a nota.
O Coro Laudum Dei é constituído pelos padres Bruno Espínola, pároco da Relva e Covoada e capelão militar na Diocese das Forças Armadas, Carlos Simas, pároco da Lomba da Maia e de São Brás, ouvidor de Fenais de Vera Cruz e delegado do Serviço Diocesano da Evangelização, Catequese e Missões da Vigararia Nascente da nossa Diocese, Eurico Caetano, pároco da Matriz de Santa Cruz, Lagoa, capelão da Santa Casa da Misericórdia de Santo António da Lagoa e professor de Educação Moral e Religiosa Católica, João da Ponte, pároco de Nossa Senhora da Mãe de Deus (Matriz da Povoação) e do Faial da Terra, Rúben Sousa, pároco da Maia, do Porto Formoso e vigário paroquial do Curato da Lombinha da Maia, Tiago Tedéu, pároco de Ponta Garça e da Ribeira das Tainhas, Vila Franca do Campo, Vitor Medeiros, pároco da Ribeirinha, de Santa Bárbara e administrador paroquial da Vila de Rabo de Peixe, ouvidor da Ouvidoria da Ribeira Grande; professor de Educação Moral e Religiosa Católica e assistente diocesano do Centro de Preparação para o Matrimónio. A direcção artística é de Cristina Ventura, professora do Quadro de Nomeação Definitiva de Música, na Escola Secundária da Ribeira Grande, Vice-presidente da Academia de Música da Povoação e professora de Formação Musical, clarinetista na Banda Marcial Troféu da Vila da Povoação, maestrina da Orquestra da Escola Secundária da Ribeira Grande, maestrina do Coral da Nossa Senhora Mãe de Deus da Matriz da Povoação e Diretora Artística do Coro Laudum Dei.
Desta primeira actuação constaram cânticos como o Akatistos, uma composição mariana do rito bizantino, onde se narra o mistério da encarnação salvífica do Verbo de Deus, desde a anunciação até à parusia, isto é, a vinda gloriosa de Cristo, contemplando a Virgem Mãe unida a Cristo e à Igreja; um poema “Calor de Mãe”, texto do padre Carlos Simas;  “Para Maria” de Mafalda Arnauth e Primavera de Deus, letra e música de frei Acílio Mendes.
“Este concerto não foi um evento único. Serão agendadas novas apresentações deste concerto e do coro Laudum Dei. Nova data será anunciada para o Concelho e Ouvidoria de Ribeira Grande”, informa ainda a nota.

Share

Print
Ordem da notícia781

Theme picker