Lomba da Maia mantém viva a tradição da apanha do linho na freguesia

Festa do linho - Maia A Junta de Freguesia da Lomba da Maia prepara-se para mais uma edição da Festa do Linho. Um evento que tem vindo a crescer ao longo dos anos e que é muito bem recebido pela população desta freguesia do Concelho da Ribeira Grande. Ao Diário dos Açores, o Presidente da Junta de Freguesia,  Alberto Ponte, revelou o que está preparado para este ano, recordando que o linho continua a ser uma prática activa na Lomba da Maia.


Diário dos Açores - Em Agosto a Lomba da Maia promove a festa do linho. Em que consiste esta iniciativa?
Alberto Ponte - Esta iniciativa consiste em dar a conhecer não só aos turistas e emigrantes que a tradição de apanha e manutenção do linho ainda é conservada nesta freguesia, como também a dar a conhecer aos mais jovens de como era trabalhado o linho nos nossos antepassados. Pretendemos também com esta iniciativa conviver com a população em geral e dar a conhecer os nossos costumes e gastronomia.

Desde quando acontece esta iniciativa e porque decidiu a Junta de Freguesia promover este evento?
AP - Esta iniciativa já se mantém há alguns anos e, de acordo com o sucesso que tem tido, mantemos a tradição de no mês de Agosto fazer-se a festa da apanha do linho.

Nos dias de hoje há ainda quem se dedique ao linho na Lomba da Maia?
AP - Sim, inclusive temos um grupo de idosas nesta freguesia “Movimento Esperança e Vida”, que, todas as Quartas-feiras, junta-se na ermida de Nossa Senhora do Rosário para fazer diversos trabalhos de artesanato, incluindo o trabalho também com o linho.

Como tem corrido esta iniciativa ao longo dos anos. É um evento que tem vindo a crescer?
AP - É um evento que tem tido um enorme sucesso e crescimento nesta freguesia, chamando pessoas de várias zonas da nossa ilha e turistas de várias as idades.

Quais são as expectativas para este ano?
AP - Para este ano esperamos que em primeiro lugar a meteorologia nos ajude, e que haja uma enorme afluência de pessoas à Lomba da Maia para, assim, termos um bom convívio e diversão durante a tarde do dia 21 de Agosto de 2016.

A Junta de Freguesia o que tem programado para a edição de 2016 da festa do linho?
AP - Uma vez mais teremos a típica gastronomia açoriana, a tradicional apanha do linho, as populares diversões infantis e outras surpresas, agradando assim a todas as classes etárias.

Para além desta festa, o que tem promovido a Junta de Freguesia da Lomba da Maia em particular no Verão?
AP - No Verão, a Junta de Freguesia da Lomba da Maia promove duas grandes festas: a Festa do Linho e a Festa da Viola. Como já mencionado anteriormente, a Festa do Linho só tem a duração de um dia, e consiste em promover o convívio e dar a conhecer tradições passadas.
Já a Festa da Viola é direccionada a um público mais jovem, fazendo no Domingo à tarde a tradicional corrida de carrinhos de esferas. Também durante o Verão, esta Junta de Freguesia promove torneios de futsal e tardes animadas na praia, nomeadamente, jogos tradicionais, volei e futsal de praia.

Estas actividades têm chamado muitas pessoas à vossa freguesia?
AP - Sim, estas actividades têm despertado interesse nas pessoas, principalmente a quem nunca tinha cá vindo anteriormente.

Que balanço faz das iniciativas que a Junta de Freguesia tem promovido?
AP - Um balanço muito positivo, que tem promovido a Lomba da Maia e despertado a curiosidade das pessoas em conhecer a nossa freguesia.

Há novos projectos e ideias para levar a cabo a médio-longo prazo nesta área em particular?
AP - Sim, há novas ideias a desenvolver e novos projectos planeados para o futuro mas, por enquanto, ainda não podemos “destapar o véu”.
Apenas posso adiantar que os projectos estão em andamento tais como a construção do polidesportivo na Rua da Canada Nova, saneamento básico, requalificação dos passeios e pavimentação da Rua do Outeiro. Iremos ainda aumentar o cemitério da freguesia e asfaltar a Rua da Moagem.

More articles from this author