Direcção Regional da Saúde alerta para necessidade de vacinação

hospital corredor Foi ontem emitido um comunicado, pela Direcção Regional de Saúde, com um alerta para a vacinação contra o sarampo.
“A Direcção Regional da Saúde alerta para a necessidade dos pais vacinarem os seus filhos sem hesitação”, refere a nota, divulgada na rede social Facebook.
O executivo alerta ainda que “a vacinação é a principal medida de prevenção, é gratuita e está disponível para todas as pessoas presentes em Portugal”, aconselhando a população a dirigir-se ao “Centro de Saúde para mais informações”.
O alerta surge após ter sido dado conta, a nível nacional, de 26 casos de sarampo durante este ano, tendo a Direcção Geral de Saúde admitido um possível cenário de epidemia, mas não de “grandes dimensões”. O director-geral de Saúde, Francisco George, afastou este cenário (ler página 10).
O sarampo é uma das doenças infecciosas mais contagiosas, podendo provocar doença grave ou mesmo a morte, sendo evitável pela vacinação. Há vários anos que a doença está controlada em Portugal.
Mais de 500 casos de sarampo foram reportados só este ano na Europa, afectando pelo menos sete países, segundo a Organização Mundial da Saúde.
Nos Açores, segundo a Direcção Regional da Saúde, não há registo de casos até ao momento.