Bombeiros da Ribeira Grande celebram 142 anos

Bombeiros RG No passado dia 15 de Abril a Associação Humanitária dos Bombeiros da Ribeira Grande completou 142 anos de existência. As comemorações do aniversário realizam-se esta sexta-feira, dia 21, pelas 19 horas,  com a sessão solene no quartel sede na Ribeira Grande.
Segundo foi avançado pela organização, do programa da sessão solene consta a entrega de diplomas às Equipas de Manobras, imposição de condecorações e promoções a Bombeiros em parada e a intervenção das entidades oficiais. A cerimónia terminará com a abertura de uma exposição fotográfica e bolo de aniversário.
A Associação dos Bombeiros Voluntários da Ribeira Grande foi fundada a 15 de Abril de 1875 sob o comando de Vicente Coutinho da Silva Veloso. Actualmente conta com 242 elementos divididos pelo quadro de comando (4 elementos), quadro activo (71), quadro de honra (20), quadro de reserva (9), corpo de infantes (40), corpo de cadetes (28), estagiários (22) e charanga (48). Nas áreas de especialidade conta com nadadores salvadores, mergulhadores de nível 1, 2 e 3 , salvamento em grande ângulo, salvamento com mota de água, tripulante de ambulância  de transporte e socorro, desfibrilhação automática externa, pré hospitalar trauma life suport  (PHTLS), condução todo o terreno, condução de viaturas de emergência e comunicações.
A corporação dispõe ainda de 34 viaturas.
Em 2012, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Ribeira Grande obteve a certificação NP EN ISO 9001 com o objectivo de garantir à sociedade uma prestação de serviços de qualidade. Encontra-se certificado a prestação de serviços de transporte de doentes não urgentes, salvamento em grande ângulo o serviço de aluguer de autocarros com condutor, serviço de limpeza de fossas, e o serviço de transporte de águas e enchimento.
 A Associação conta ainda com o Complexo de Piscinas Viriato Madeira dos Bombeiros da Ribeira Grande onde a gestão e exploração é da responsabilidade do Clube Desportivo dos Bombeiros da Ribeira Grande. Actualmente cerca de 300 utilizadores frequentam o complexo de piscinas.
O Clube Desportivo dos Bombeiros da Ribeira Grande conta com cerca de 23 atletas federados na Associação de Natação da Região Açores, com participação em encontros e campeonatos regionais de natação.
Actualmente, é José Nuno Melo Moniz o comandante dos Bombeiros da Ribeira Grande, sendo o presidente da direcção Norberto Gaudêncio.