Artigos

XVIII Romaria Escolar faz-se à estrada a 30 de Março

romaria escolarRealiza-se no próximo dia 30 de Março a XVIII Romaria Escolar, que este ano será entre a Escola das Laranjeiras e a Igreja da Ribeirinha, na ouvidoria da Ribeira Grande.

O programa prevê a partida da Escola das Laranjeiras, às 6h00 e termina na Ribeirinha, Ribeira Grande,  num percurso total de 25km, às 18h00, depois da celebração da Eucaristia.

A Romaria escolar destina-se a alunos, auxiliares de educação professores e pais que queiram fazer a sua caminhada penitencial neste período da Quaresma e cada escola, na ilha de São Miguel, terá autonomia para fazer a sua própria caminhada.

Entre os objectivos definidos pela organização estão “pensar a escola como um lugar de desafios pessoais”, realizar “uma caminhada de procura e afirmação de fé”, entender e respeitar “uma tradição da religiosidade popular” e criar “um espaço de reflexão e comunicação da fé”.

Estes objectivos, inserem-se por outro lado, no lema diocesano para este ano pastoral, reforça ainda a organização.

As inscrições para a Romaria de Sábado dia 30, começaram ontem, dia 25, e deverão encerrar no dia 27 de Março.

Nas anteriores edições a Romaria Escolar já levou pequenos “romeiros” até Vila Franca, Água de Pau, Capelas, Sete Cidades, remédios da Bretanha, Santa Bárbara e São Roque, entre outros.

Trata-se de uma iniciativa do Serviço Diocesano da Pastoral Escolar.