Artigos

Cursos de resgate em mota de água pela primeira vez nos Açores

moto de água 1O Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) vai realizar, pela primeira vez nos Açores, cursos de Resgate em Mota de Água, que terão lugar nas ilhas Terceira, São Miguel e Santa Maria.

A iniciativa terá uma duração de 40 horas, num horário intensivo de 10 horas por dia, com a participação de cerca de 40 elementos das corporações de Angra do Heroísmo, Praia da Vitória, Ribeira Grande, Ponta Delgada, Vila Franca do Campo e Santa Maria.

Pretende-se com esta acção capacitar os bombeiros para as operações de salvamento marítimo, utilizando os meios e os equipamentos adequados, de acordo com as regras e normas de segurança em vigor.

Os formandos ficarão aptos a operar a moto de salvamento marítimo no contexto de assistência e resgate, a aplicar técnicas de manutenção da moto de salvamento marítimo e a zelar pelo cumprimento das regras de segurança.

Ao longo desta formação, os bombeiros vão ainda adquirir conhecimentos sobre as especificidades e técnicas de manutenção destes equipamentos.

Os curso decorrem entre hoje e 29 de Março, na ilha Terceira, de 5 a 8 de Abril, em São Miguel, e de 9 a 12 de Abril, em Santa Maria, numa iniciativa realizada pelo SRPCBA em parceria com a Jet Resgate Portugal.

A Jet Resgate Portugal tem como principal missão formar operadores de moto aquática, tendo sempre como objectivo primordial a segurança, sendo responsável por acções de formação nestas áreas em grande parte dos corpos de bombeiros de Portugal continental.

O Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores reforçou este ano o seu Plano de Formação, com novos cursos e um aumento do número de acções destinadas ao efectivo das corporações de bombeiros dos Açores, prevendo-se um total de 125 acções de formação.