Artigos

Casa do Povo da Ribeira Grande volta a oferecer almoço aos romeiros da Conceição

Romeiros Conceição RGA Casa do Povo da Ribeira Grande ofereceu, no passado Sábado, dia 23 de Março, um almoço ao Rancho de Romeiros da Conceição, “uma espécie de boas-vindas no regresso cansado a casa e uma forma de manifestar gratidão por quem se sujeita a todas as intempéries e riscos pelas intenções de todos nós”, escreve a instituição, em nota.

O encontro, que ocorreu na Freguesia dos Fenais da Luz, “abençoado” pela chuva, “ficou marcado pela simplicidade, fraternidade e convívio entre todos”. Segundo a instituição, ao contactar com os irmãos romeiros sente-se o verdadeiro sentido da frase “Somos todos irmãos uns dos outros”, uma  forma de tratamento tão própria e genuína dos ranchos, o que nos transporta logo para Aquele, o Cristo, que verbalizava a palavra “irmão” sempre que se dirigia ao seu Próximo. 

Na oração, o contra-mestre resumiu em poucas palavras, “poucas mas profundas”, o ambiente vivido entre todos, e salientou a “importância da partilha e da entreajuda, sentimentos vividos e sentidos que não se esgotam no termo das romarias, pelo contrário devem ganhar vida própria e acompanhar-nos ao longo de todo o ano”.

Para a Direcção da Casa do Povo da Ribeira Grande, “o participar nas romarias, através da oferenda dos almoços, é uma iniciativa solidária já tão enraizada na instituição que todos os anos há esta necessidade de partilhar uma refeição assim como Jesus partilhou com os seus apóstolos na última ceia”. 

“E ao estar entre estes irmãos sente-se claramente a presença daquele que morreu numa Cruz pela salvação do mundo, uma Presença que nos anima a suportar toda e qualquer agrura da vida”, lê-se na nota divulgada pela instituição.