Artigos

Garantida antecipação do pagamento de apoios no âmbito do POSEI

  • Imprimir

graciosaÀ semelhança da antecipação das ajudas do PRORURAL, o Governo dos Açores já garantiu a antecipação de algumas ajudas do programa POSEI, petição que foi aprovada no Comité dos Pagamentos Diretos da União Europeia, o que permitirá antecipar o pagamento de 50 por cento dos apoios a partir de 16 de Outubro e até 30 de Novembro.
A revelação foi feita pelo Secretário Regional da Agricultura e Florestas, em declarações à Comunicação Social, no final de uma reunião com as organizações de produtores da ilha de São Jorge.
No passado mês de Maio, o Governo Regional remeteu ao IFAP, I.P., a proposta de calendário de pagamento para as ajudas POSEI a qual já prevê a antecipação dos prémios aos Produtores de Leite, à Vaca Aleitante e à Vaca Leiteira.
Recorde-se que, no final do mês de Agosto, o Governo Regional dos Açores procedeu ao pagamento, por antecipação, de 75 por cento de todas as ajudas do PRORURAL - Eixo 2, Medidas para manutenção da atividade agrícola em zonas desfavorecidas e pagamentos agroambientais, num valor superior a 14 milhões de euros.
Para além de verbas comunitárias afetas ao PRORURAL, tais pagamentos só se fazem com comparticipação do orçamento regional, sendo que a gestão dos fundos do PRORURAL e do orçamento regional são da exclusiva responsabilidade do Governo Regional dos Açores.