Artigos

IAC promove criação de mural alusivo aos Direitos das Crianças em Ponta Delgada

criançasO Instituto de Apoio à Criança – Açores, em parceria com a Associação Portas do Mar e com a Câmara Municipal de Ponta Delgada, vai lançar, no próximo dia 1 de Junho, Dia Mundial da Criança, um concurso que tem por objectivo a apresentação de um projecto para um mural alusivo aos Direitos da Criança, de acordo com o expresso na Convenção Sobre os Direitos da Criança, a ser pintado nas Portas do Mar, na cidade de Ponta Delgada.
Segundo uma nota de imprensa, o concurso será aberto a artistas plásticos, nacionais ou estrangeiros, que residam na ilha de São Miguel, sendo que o trabalho vencedor será reproduzido em mural com a colaboração de uma turma de artes de uma Escola Secundária local. O projecto tem como objectivo deixar impresso numa zona nobre da cidade de Ponta Delgada um marco de homenagem à criança, relembrando os seus Direitos como fundamentais num contexto humanista e civilizacional em que claramente a nossa sociedade se posiciona.
“Consideramos importante que também publicamente se inscreva a importância da Criança e dos seus Direitos como parte integrante da nossa cidade. A Convenção Sobre os Direitos da Criança, adoptada pela Assembleia Geral nas Nações Unidas em 20 de Novembro de 1989 e ratificada por Portugal em 21 de Setembro de 1990, constituiu um marco fundamental na história dos direitos humanos”, salienta a mesma fonte, acrescentando ainda que “a relevância deste documento está para além dos direitos nele contidos, indubitavelmente de extrema relevância, e prende-se essencialmente com toda a filosofia subjacente à convenção”.