Artigos

Governo Regional dos Açores anuncia sistema de incentivos à exportação

exportaçãoO presidente do Governo açoriano anunciou ontem o lançamento de um sistema de incentivos à promoção e comercialização externa, na sequência da assinatura de um protocolo entre a Sociedade de Desenvolvimento Empresarial dos Açores e a AICEP Portugal Global.
“Este novo sistema de incentivos vai facilitar, entre outros aspectos, a colocação de produtos açorianos nos mercados de destino e a inserção em espaços comerciais privilegiados, reforçando-se, assim, a competitividade externa dos produtos regionais”, apontou Vasco Cordeiro.
De acordo com a agência Lusa, o presidente do Governo dos Açores revelou que este novo projecto integra um “vasto conjunto” de medidas que surgem no âmbito da calendarização prevista na Agenda Açoriana para a Competitividade Empresarial e Criação de Emprego, que estarão no terreno até final do ano.
Vasco Cordeiro frisou que o sistema de incentivos vai também “reforçar os apoios” à circulação de bens e serviços entre as ilhas açorianas, assegurando-se assim o “incremento” do mercado interno e a “consequente” redução das importações regionais.
No segundo semestre deste ano, apontou, irá ser promovida a “operacionalização” da Marca Açores, que terá uma “natureza transversal” a toda a produção açoriana. O objectivo é que esta marca constitua uma “referência global” que venha a “introduzir” valor acrescentado aos bens e serviços com origem na região.
“A Marca Açores, como mecanismo de promoção uniforme e coordenada que valorize e diferencie os nossos produtos e aumente a sua procura pelos agentes compradores e o seu valor nos canais de distribuição, pretende, pois, concretizar uma vantagem competitiva para a produção e empresas regionais, identificando a região como uma marca de qualidade e excelência, factor essencial na captação e fidelização de novos mercados”, afirmou.
A par da assinatura do protocolo entre a SDEA - Sociedade de Desenvolvimento Empresarial dos Açores, e a AICEP Portugal Global, o presidente do Governo Regional procedeu à inauguração da primeira Loja da Exportação dos Açores, em Ponta Delgada, que considerou uma “via verde” para a exportação e internacionalização.
Vasco Cordeiro ressalvou que a Loja da Exportação prestará um “serviço de proximidade” que irá apoiar as empresas que tenham vocação exportadora a “consolidarem” ou “ampliarem” a sua actividade no exterior ou a iniciarem a sua internacionalização.
Haverá Loja da Exportação nas ilhas de São Miguel e Terceira, mas disponibilizará serviços de apoio em todas as restantes ilhas dos Açores.
Pedro Reis, presidente da AICEP Portugal Global, deixou a mensagem que, ao abrigo do protocolo agora celebrado com a SDEA, vai ser possível apoiar a exportação e internacionalização das empresas açorianas, nomeadamente em mercados exteriores à Europa, bem como captar investimento externo para os Açores.