Artigos

‘Viva Mais Fitness’ é o mais Ocidental ginásio da Europa e o único nas Flores e Corvo

ginasio-pedro-tosteOrçado em setecentos mil euros, dos quais trezentos mil comparticipados pelo SIDER, a família Toste Mendes inaugurou há sensivelmente dois meses na ilha das Flores o único ginásio existente no Grupo Ocidental.
Dotado de várias máquinas e equipamentos que fazem inveja a muitos ginásios espalhados pelo país e com um espaço amplo com vista, a norte, sobre a vizinha ilha do Corvo, o ginásio “Viva Mais Fitness”, cujo director técnico é Pedro Mendes, vem acrescentar à ilha das Flores algo inexistente desde há muitos anos.
Construído de raiz junto ao Hotel Ocidental, propriedade da família Toste Mendes, este novo espaço vem colmatar uma lacuna numa área que nas Flores só havia sido desenvolvida através de clubes desportivos ou associações, mas que agora ressurge com muita luz, cor e… esforço.
Pedro Toste, Director Técnico do ‘Viva Mais Fitness’, licenciado em Educação Física, lidera uma equipa jovem e ambiciosa que dá, finalmente, aos florentinos um serviço há muito esperado.
Embora ainda não seja tempo de grandes balanços, Pedro Mendes refere que as expectativas estão a ser superadas e “nos primeiros dois meses foram superados os objectivos propostos para um ano”.
A ideia inicial para a construção de um ginásio surgiu devido ao interesse pela área. Pedro Mendes afirma que sempre teve “o bichinho” pelo desporto e actividade física, tendo estado sempre ligado ao desporto. A frequência universitária deste jovem florentino incutiu ainda mais desejo por esta área específica trabalhando, inclusivamente, num ginásio no continente.
Depois de muita investigação e de bem ponderadas as opções em aberto, Pedro Mendes elaborou o seu trabalho final de curso com base num questionário a 100 indivíduos da ilha das Flores sobre a receptividade à actividade física, concretamente num ginásio.
“Mais de 90% das pessoas via positivamente a hipótese de frequentar um ginásio das Flores”, refere, agora, Pedro Mendes, obtendo na altura uma resposta “óptima” para idealizar um projecto que se viu inaugurado em 2011.
Com uma equipa toda a ela licenciada em Educação Física, o ‘Viva Mais Fitness’ disponibiliza aparelhos e espaços desde o cárdio à musculação, passando pelas aulas de grupo.
A maquinaria de cárdio engloba 5 passadeiras, 3 bicicletas elípticas, entre outros equipamentos onde depois de traçado um plano de treinos os utentes podem procurar atingir os seus objectivos propostos.
A musculação engloba máquinas específicas para cada grupo muscular, desde as pernas, tronco e braços, zona de alongamentos, abdominais, entre outros. Cada grupo trabalha uma determinada área do corpo, num esforço acompanhado, sempre, de perto pelo staff do ginásio.
As aulas de grupo são também outro dos convites do ginásio mais Ocidental da Europa. Com várias modalidades, as sessões têm sido muito bem frequentadas neste período inicial e Pedro Mendes realça que a gestão do ginásio está sempre predisposta a ouvir novas sugestões.
E porque para o Verão acaba por ser uma das melhores sugestões, a piscina que se estende ao exterior do espaço ‘Viva Mais Fitness’ convidará todos os clientes a um mergulho ou às aulas de fitness ou de hidro-ginástica que na época balnear de 2012 se realizarão em Santa Cruz das Flores.
Os preços variam conforme os pacotes pretendidos e há, também, mais em conta, um preço especial para os estudantes.
Porque a fidelização dos clientes é algo muito importante para o ginásio os preços vão baixando conforme a duração e frequência pretendida dos clientes do novo ginásio das Flores.
Esta é uma etapa diferente para Pedro Toste, até porque embora sempre tenha estado ligado à actividade física, agora a gestão e administração é um esforço adicional e uma novidade.
Como sublinhou Pedro Mendes, “até agora os objectivos estão a superar as expectativas e a tendência é para aumentar”, salientou.