Artigos

Maior festival de vinhos dos Açores arranca hoje e quer bater todos os recordes

wine in azores 1

Arranca hoje no parque de exposições da Associação Agrícola de São Miguel, na Ribeira Grande, a 10ª edição do Wine in Azores. Trata-se de um festival de vinhos, com uma forte componente gastronómica que, ano após anos, tem levado cada vez mais pessoas ao evento. Só o ano passado contabilizaram-se mais de 20 mil visitantes e 200 expositores. Um número que a organização espera que aumente este ano. A intenção de Joaquim Coutinho é que o Wine in Azores 2018 bata “todos os recordes conquistados até ao momento, principalmente ao nível de visitantes” uma vez que já se ultrapassou o número de expositores do ano passado e de bares. “Houve um aumento bastante acentuado na zona da restauração, agora resta esperar que a afluência seja também maior que nas restantes edições”, ressalvou.

A decorrer até ao próximo Domingo, o evento irá funcionar hoje das 16h00 às 22h00 (zona de provas), e das 15h00 às 21h00 (zona de provas) nos restantes dias. Após o termo da zona de provas, a zona da restauração, Gin Tasting e venda de vinhos continuará a funcionar até às 24h00.

Trata-se do “maior e melhor evento empresarial dos Açores, estando colocado entre os maiores e melhores eventos da especialidade em Portugal”, revelou Joaquim Coutinho, recordando que o Wine in Azores é já “o terceiro maior evento do país”.

No que toca a novidades, o responsável pela organização dá conta que os vinhos são sempre uma novidade, uma vez que esta feira existe precisamente para isso, sendo um evento que na sua essência tem por objectivo a promoção de vinhos onde os produtores de vinho mais carismáticos de Portugal vêm dar os seus produtos à prova.

Para além desta vertente, a feira mostra ainda espectáculos de cozinha, com a presença de Chefes regionais, nacionais e internacionais que irão confeccionar pratos com produtos regionais. Os visitantes terão ainda a possibilidade de degustar iguarias desde pratos a sobremesas e cocktails que serão preparados por diversos barmans regionais e nacionais.

“Acredito que será uma zona que irá ser bastante animada, com muitas novidades”, frisa Joaquim Coutinho, adiantando que nas tascas gourmet os participantes serão convidados a saborear pratos de carne e peixe elaborados por Chefes de renome, provas de destilados, Gins Tasting e ainda provas de azeites.

Completar 10 anos deste evento é para este responsável um orgulho. Conforme explica, “quando começamos, pensamos que aquele ia ser um evento único, mas o certo é que já vamos na 10ª edição”, reconhecendo, por outro lado que sempre acreditou que este evento “tinha todas as condições para se tornar naquilo que é hoje”, aliás, ressalva, “ainda acredito que esta feira pode crescer ainda muito mais. No entanto, ainda faltam alguns apoios para conseguirmos fazer uma promoção no estrangeiro que nos permita trazer cá pessoas e produtores de outros países”.

Apesar de sublinhar o trabalho que dá organizar um evento desta natureza, Joaquim Coutinho revela que o mais importante é ver o “feedback de quem nos visita e a cara de satisfação de todas as pessoas. Isso é que é importante”, enaltece.

No Domingo o Wine in Azores encerra a edição de 2018, contudo a de 2019 já está em andamento. Como explica este responsável, “este é um festival contínuo, estamos sempre a pensar no ano seguinte, ainda antes de um terminar já estamos a promover a próxima feira. É um evento que nunca pára”, finaliza.

More articles from this author