Ribeira Grande com pontuação máxima na qualidade da água

Ribeira GrandeO município da Ribeira Grande foi distinguido, pelo quarto ano consecutivo, com o Galardão ECOXXI 2018 – Municípios Sustentáveis, programa de educação para a sustentabilidade implementado em Portugal pela ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa.

Composto por vinte e um indicadores de sustentabilidade local, a Ribeira Grande alcançou uma pontuação que permitiu alcançar o objectivo máximo, ou seja, receber o Galardão ECOXXI 2018 – Municípios Sustentáveis, repetindo o sucesso alcançado nos três anos anteriores.

Na linha dos anos anteriores, a Ribeira Grande destacou-se no parâmetro “Qualidade da água para consumo humano”, obtendo a pontuação máxima (3 pontos), conseguindo subir 0,6 pontos em comparação com o ano anterior.

O concelho obteve também “pontuação relevante” (4 pontos em 5 possíveis) no indicador “Turismo Sustentável” e, à semelhança dos anos anteriores, continua a ser o único município da ilha de São Miguel galardoado.

O autarca Alexandre Gaudêncio realçou que “é por via destas medidas que vamos tornando a Ribeira Grande um concelho sustentável para todos, seja através da utilização eficiente dos recursos que temos à disposição, seja através da promoção de medidas para manter o município limpo.”

Entre os indicadores avaliados contam-se a implementação de boas práticas, políticas e acções em torno de alguns temas considerados chaves, educação ambiental para o desenvolvimento sustentável, sociedade civil, instituições, conservação da natureza, ar, água, energia, resíduos, mobilidade, ruído, agricultura, turismo e ordenamento do território.

Mais Lidas nos últimos 3 dias