Divulgadas datas de abertura dos concursos de apoio à ciência nos Açores

Gui Menezes111 A Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia divulgou ontem as datas de abertura dos concursos de apoio à ciência nos Açores, no âmbito do PRO-SCIENTIA, durante o primeiro semestre de 2019, num total de financiamento superior a 400 mil euros.

O objectivo do Governo dos Açores, segundo Gui Menezes, é “estabilizar” o calendário de financiamento agora proposto, ou seja, pretende-se que a informação sobre os prazos dos concursos passe a ser divulgada duas vezes por ano, no início de cada semestre.

“Com esta medida, pretende-se garantir uma maior estabilidade no que respeita às fontes de financiamento, bem como uma maior previsibilidade no lançamento dos concursos de apoio à ciência”, frisou o Secretário Regional.

Neste sentido, entre 15 de Janeiro e 30 Junho de 2019 vão decorrer seis concursos que visam a organização de reuniões científicas, a participação em eventos científicos, a implementação de iniciativas e projectos de difusão da cultura científica e tecnológica, a realização de feiras escolares de ciência e a publicação de edições científicas.

De 15 de Março a 15 de Maio, estará aberto um concurso, no valor de 100 mil euros, que visa incentivar a realização de projectos de investigação científica e tecnológica relevantes para a Região em áreas das ciências sociais, com vista ao conhecimento de problemáticas sociais e tomadas de decisão pública, podendo candidatar-se os centros de investigação regionais e a Universidade dos Açores.

De 15 de Maio a 30 de Julho, vão estar abertos dois concursos de financiamento, um para apoiar o desenvolvimento de projectos de investigação com envolvimento directo dos cidadãos açorianos e outro que visa a implementação de iniciativas e projectos de difusão da cultura científica e tecnológica, nomeadamente a criação de conteúdos de ciência e tecnologia, em suporte multimédia, para difusão nos meios de comunicação social.