VI Entronização Chá Porto Formoso reúne Confrarias Gastronómicas regionais e nacionais

Ch-Porto-FormosoA VI Entronização da Confraria do Chá Porto Formoso terá lugar no próximo dia 21 de Abril, pelas 15h30 na Fábrica de Chá Porto Formoso. Este ano, para testemunhar a entrada dos novos Confrades, que se irão associar à meia centena dos já existentes, marcarão presença representações de várias Confrarias Gastronómicas regionais e nacionais.
Confrarias como a Confraria do Queijo de S. Jorge, Vinho Verdelho dos Biscoitos, Confraria Gastronómica da Madeira, Confraria Atlântica do Chá e Confraria da Chanfana de Vila Nova de Poiares irão associar-se a Confrarias locais como a da Sopa, a do Ananás e a dos Gastrónomos dos Açores, nesse evento que tem como principal objectivo defender os produtos regionais e a gastronomia tradicional.
Os novos Confrades irão receber o traje e a insígnia da Confraria e assumirão o compromisso de defender a cultura do Chá e o hábito da sua degustação. Haverá também lugar a um discurso de sapiência proferido por Madalena Carrito, Presidente da Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas. Este ritual será finalizado com um chá convívio.
Ao final da tarde terá lugar a inauguração da Exposição, “Chá em S. Miguel – Cultura e Vivências”, na qual se envolveu na organização e dinamização, em parceria com o Museu Carlos Machado. Esta Exposição estará patente ao público até dia 22 de Julho de 2012, com informação privilegiada sobre o chá, cultura tradicional, tão peculiar e única na Europa.
O dia será finalizado com um jantar convívio, que terá o chá como ingrediente principal, desde as entradas, aos pratos principais e sobremesas..
A confraria do Chá Porto Formoso é uma associação cultural sem fins lucrativos que tem vindo a reunir estudiosos, apreciadores e amigos do Chá que valorizam este produto tradicional. Tem como principais linhas de acção, a promoção de eventos que valorizam o Chá, nos aspetos gastronómico, turístico, cultural e social.