Conselheira do Centro Europeu de Estratégia Política em São Miguel

Amela HubicA Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada/Associação Empresarial das Ilhas de S. Miguel e Santa Maria promove, em parceria com o Banco Santander, um almoço/conferência subordinado ao tema “The Future of Europe: Challenges and Opportunities in a Turbulent World”, que terá lugar no dia 7 de Fevereiro.

A oradora convidada é Amela Hubic, doutorada em economia e gestão e conselheira económica principal no Centro Europeu de Estratégia Política, o grupo de reflexão interno da Comissão Europeia que fornece análises estratégicas, aconselhamento e apoio ao Presidente Juncker. Possui uma vasta experiência em relações internacionais de alto nível e em diálogo político que adquiriu no Fundo Monetário Internacional, no Banco Mundial e no Sistema Europeu de Bancos Centrais. 

Segundo adianta a organização, em nota de imprensa, a conferência tem lugar “num contexto de grandes desafios para a União Europeia, a nível interno devido designadamente ao Brexit, às próximas eleições europeias e a posições de alguns países, que podem trazer significativas implicações no futuro funcionamento da União. A conjuntura internacional coloca também à União Europeia grandes desafios principalmente decorrentes da alteração da política americana e dos conflitos comerciais entre os principais blocos”.

Este contexto europeu e mundial, acrescenta a associação empresarial, “também tem reflexos nos Açores, designadamente nas questões estratégicas, na definição do orçamento comunitário no pós 2020 e nas suas implicações na política de coesão, de primordial importância para a Região”.

O almoço/conferência insere-se no projecto Orienta_Empresas, cofinanciado pelo PO Açores 2020, que visa o desenvolvimento de acções de apoio ao tecido empresarial do Grupo Oriental.