Abertas candidaturas para incentivos ao artesanato

Artesanato

Estão abertas as candidaturas ao SIDART - Sistema de Incentivos ao Desenvolvimento do Artesanato dos Açores para este ano. O período de candidaturas decorre até 29 de Março.

Os apoios, promovidos pela Vice-Presidência do Governo Regional, através do Centro Regional de Apoio ao Artesanato (CRAA), contemplam projectos que abrangem desde a formação e qualificação, à inovação, comercialização e promoção até a investimentos em estruturas e equipamentos de produção das Unidades Produtivas Artesanais (UPA) sediadas na Região.

As candidaturas devem ser efectuadas exclusivamente online, no sítio na Internet do CRAA, no endereço electrónico http://sidart.azores.gov.pt/, segundo é avançado em comunicado.

De acordo com o executivo, através do SIDART foram apoiados 636 projectos nos últimos cinco anos, que representam um investimento global de cerca de 1,9 milhões de euros.

O Sistema de Incentivos ao Desenvolvimento do Artesanato dos Açores foi criado com o objectivo de promover o desenvolvimento sustentável da actividade artesanal em articulação com outras medidas criadas pelo Governo Regional, designadamente ao nível da formação, valorização através da certificação de produtos e a realização ou participação em feiras.

Este conjunto de medidas tem, assim, contribuído para um novo dinamismo no sector e insere-se nos objectivos estratégicos de incentivo ao aproveitamento de novas oportunidades de negócio, potenciadas pelo aumento do fluxo turístico, de criação do próprio emprego e de criação de novos postos de trabalho. O surgimento significativo de novas empresas nesta área contribui ainda para a fixação das populações e dos jovens, numa perspectiva de desenvolvimento harmonioso da Região, valorizando as matérias-primas e artes existentes em cada ilha.