Vasco Cordeiro orador na Cimeira Europeia das Regiões e Cidades

 vasco cordeiro conf europaO Presidente do Governo dos Açores é orador, esta quinta-feira, na 8.ª Cimeira Europeia das Regiões e Cidades, que decorre em Bucareste, na Roménia, com a participação de centenas de lideres regionais e locais que vão debater e adotar uma Declaração sobre o futuro da União Europeia (UE). 

Vasco Cordeiro, enquanto Presidente do Governo e da Conferência das Regiões Periféricas e Marítimas da Europa (CRPM), intervirá no debate sobre o papel das regiões e das cidades na construção de um futuro sustentável, em que participam o Vice-Presidente do Comité das Regiões, Markku Markkula, o Presidente da Assembleia das Regiões da Europa, Magnus Berntsson, e a Presidente da Câmara de Sibiu, na Roménia, Astrid Fodor.

A Cimeira (Re)New EUrope, promovida pelo Comité das Regiões e pela Presidência Romena do Conselho da UE, decorre numa altura crucial para a Europa, tendo em conta as eleições para o Parlamento Europeu agendadas para Maio, o debate sobre a definição do próximo quadro financeiro plurianual e a saída do Reino Unido da União Europeia (Brexit).

Realizado de dois em dois anos, este evento junta lideres de governos e de assembleias de regiões e cidades da União Europeia, altos representantes de Estados-membros e das instituições europeias, bem como de diversos outros organismos.

Nos trabalhos participam o Presidente do Comité das Regiões, Karl-Heinz Lambertz, a Primeira-Ministra da Roménia, Vasilica Viorica D?ncil?, a Comissária Europeia para a Política Regional, Corina Cre?u, o negociador-chefe da Comissão Europeia para a saída do Reino Unido da União, Michel Barnier, e vários deputados europeus, entre outros. 

Na sessão de encerramento, que contará com a presença do Presidente da Roménia, Klaus Iohannis, será adoptada a Declaração de Bucareste, com a visão das regiões e das cidades para uma União Europeia renovada.

O Presidente do Governo participa, também amanhã, na reunião da Mesa do Comité das Regiões, órgão de coordenação política composto pelo presidente e vice-presidentes, pelos coordenadores das delegações nacionais e pelos presidentes das comissões e dos grupos políticos.

A Região Autónoma dos Açores tem assento no Comité das Regiões – organismo que conta com mais de 350 membros oriundos de todos os Estados Membros - desde a sua criação, sendo actualmente representada por Vasco Cordeiro.

Mais Lidas nos últimos 3 dias

Greve na SATA a partir de Junho?
terça, 21 maio 2019, 00:00
Produção de electricidade sobe a pique
quarta, 22 maio 2019, 00:00