Festival tecnológico “Playnesti” chega pela primeira vez a Vila Franca e Lagoa

LAN Party

Arranca no próximo dia 17 de Abril mais uma edição do Playnesti, único festival tecnológico dos Açores, que engloba as mais diversas actividades informáticas, “atendendo às exigências de um mundo progressivamente mais tecnológico”.

Pela primeira vez, o evento sai da cidade de Ponta Delgada, estendendo-se aos concelhos de Vila Franca do Campo, onde irá decorrer a LAN Party, de 17 a 20 de Abril, no Açor Arena, e da Lagoa, com a realização de seminários e workshops, que terão lugar no parque tecnológico Nonagon, a 23, 24 e 26 de Abril.

O festival é organizado pelo Núcleo de Estudantes de Informática da Universidade dos Açores (NESTI) e já vai na sua oitava edição. 

Segundo o núcleo, o evento conta com actividades que “procuram orientar a sociedade num mundo onde, actualmente, tecnologia e informação constituem fortes pilares no quotidiano. Através de seminários, palestras e workshops, orientados e discursados por oradores de renome, o evento promete fomentar o conhecimento nas mais diversas áreas do campo tecnológico”. 

Recorde-se que a edição anterior contou com 650 participantes na componente dos seminários, pelo que a organização  espera “um aumento deste número no presente ano”.

A outra vertente do festival que vai ter lugar no Açor Arena – a LAN Party –, apresenta os jogos mais populares, que serão objecto de competição – desde CS:GO, League of Legends até FIFA, “entre muitos outros jogos cuja percentagem de aderência se revela inabalável, ao longo dos anos –, assim como um variado leque de exposições e atividades para os visitantes”, adianta o NESTI. 

O núcleo de estudantes da academia açoriana refere que a comunidade ‘gaming’ tem apresentado uma “tendência crescente”, pelo que destaca a “necessidade de haver um evento que consiga garantir um ambiente saudável de competição – que possa coexistir com entretenimento e espírito de equipa”. 

“O NESTI assegura, assim, a existência da única LAN Party desta proporção na ilha de São Miguel, mostrando-se, tal como nas edições anteriores, receptiva a público visitante e participante de todas as idades”, salienta a organização. A LAN Party será, nesta oitava edição, transmitida em tempo real através de uma livestream online, disponível durante todo o evento.

O NESTI representa os estudantes de Informática – e, mais recentemente dos estudantes de Engenharias – da Universidade dos Açores, sendo a equipa inteiramente responsável pelo Playnesti.

(Foto: NESTI/NURP)