“Os Açores nas Filosofias e nas Ciências” de Brandão da Luz apresentado na Povoação

livro Brandão da Luz“Os Açores nas Filosofias e nas Ciências” é o nome da nova obra do professor universitário José Luís Brandão da Luz, que foi apresentada no Salão Nobre dos Paços do Concelho da Povoação.

Na cerimónia, o autarca da Câmara da Povoação, Pedro Melo, enalteceu o trabalho do autor “fazendo perpetuar nos tempos uma justa homenagem aos Açores e todos os que emprestaram o seu contributo em prol do engrandecimento da Região através da partilha de saberes e experiências”.

Pedro Melo realçou ainda o homem e profissional natural do concelho da Povoação. “Poderia deixar de relevar a ligação que este ilustre académico povoacense, que se destacou no mundo das Ciências Filosóficas, sempre manteve com a sua terra natal, tendo sido reconhecido com a distinção de “cidadão honorário do concelho da Povoação”, aquando dos 176 anos do concelho, e tendo inclusive assumido o cargo de presidente da Assembleia Municipal da Povoação, durante dois mandatos na década de noventa”.

Ainda sobre a obra, o presidente do município povoacense disse vislumbrar “neste livro, tal como o título indica, o desenvolvimento de um trabalho que poderá traduzir-se no levantamento dos preciosos contributos de vários intelectuais açorianos que reflectem a evolução da sociedade açoriana com limitações é certo, mas com muitos êxitos também, relevando assim a diversidade do conhecimento nos Açores e ao, mesmo tempo, homenageando todos os contribuíram para a sua divulgação e valorização do próprio sentimento de ser açoriano, que nas palavras de Vitorino Nemésio é e cito: o misto de isolamento e mundividência mais apropriado à definição do nosso caráter que transborda de variedade”.

A obra “Os Açores nas Filosofias e nas Ciências” foi editada pela Publiçor/Letras Lavadas e apresentada por Manuel Cândido Pimentel.