Ribeira Grande mantém três zonas balneares com bandeira azul e implementa sistema ColorADD

Praia de Santa Bárbara - corO Presidente da Câmara da Ribeira Grande, Alexandre Gaudêncio, assinalou a abertura da época balnear no concelho com o hastear da bandeira azul na praia de Santa Bárbara (Ribeira Seca) que repete, mais uma vez, o galardão de qualidade.

O hastear da bandeira comprova o “bom trabalho que o município vem realizando ao nível da valorização das zonas balneares, em particular limpeza, manutenção e reforço das acções de sensibilização junto da população para a preservação do meio ambiente”, sublinhou Alexandre Gaudêncio.

Este ano, e como novidade, realce para a introdução do sistema de identificação de cores para daltónicos – ColorADD – nas bandeiras de praia e ecopontos, opção que vai permitir “ajudar os daltónicos a identificar de forma correcta as cores das bandeiras (verde, amarelo ou vermelho) e reforçar assim a segurança nas praias”, acrescentou o autarca.

Acompanhado pelo vereador Filipe Jorge e pelo Presidente da Junta de Freguesia da Ribeira Seca, Alexandre Gaudêncio realçou o esforço que tem sido desenvolvido pela autarquia para que o município tenha alcançado, pelo quarto ano consecutivo, três bandeiras azuis para as suas zonas balneares.

“Temos, novamente, três zonas balneares com bandeira azul pelo quarto ano consecutivo. Isto é o reflexo do esforço que vimos colocando na valorização das nossas praias, indo ao encontro de uma cada vez maior procura destes espaços por parte dos banhistas, muitos deles turistas que nos visitam nesta altura do ano”, explicou.

Para dar resposta à crescente procura, o município da Ribeira Grande voltou a antecipar a abertura da época balnear para o início do mês de Junho e vai prolongá-la até ao final de Setembro. “Um período de vigilância mais alargado reforça o sentimento de segurança junto dos banhistas”, justificou.

Para além da praia de Santa Bárbara, também ostentam a bandeira azul a praia dos Moinhos (Porto Formoso) e a zona balnear das Calhetas. As piscinas municipais, a praia da Viola (Lomba da Maia) e o porto da Maia complementam a oferta ao nível de zonas balneares no concelho.