Turistas que visitam os Açores insatisfeitos com o transporte público

turista sete cidadesNum análise à evolução do turista que visita os Açores desde 2010, verifica-se que o turista está, em termos globais, muito satisfeito com a oferta do destino, revela um estudo do Observatório de Turismo dos Açores.

A análise revela ainda que o turista apresenta níveis mais baixos de satisfação em relação ao transporte, nomeadamente o público. 

Para além disso, a partir de 2015, demonstra um grau de satisfação mais elevado em relação ao transporte aéreo.

Manifesta, igualmente, um grau de satisfação elevado no que diz respeito ao alojamento, restauração, sinalização e informação turística;

 Na globalidade, os turistas que nos visitam desde 2010 optam por hotel 4/5 estrelas e é acompanhado por uma ou duas pessoas.

Valoriza a paisagem/natureza, a qualidade ambiental, a limpeza, o factor “novidade”, a segurança e a qualidade da água do mar como sendo os principais atributos do destino.

Valoriza ainda as actividades de animação turística como a prática de actividades desportivas, os passeios pedestres, a observação de cetáceos e aves.

O turista considera que a Madeira é o principal destino concorrente aos Açores, e recomendaria o destino a amigos e familiares.

O Observatório de Turismo dos Açores realiza, todos os anos, um inquérito presencial junto dos turistas que nos visitam, auscultando o grau de satisfação com a visita e os reparos que fazem aos diversos sectores de actividade.

Neste momento está a decorrer a implementação do inquérito referente a 2019.

 O “Inquérito à Satisfação do Turista que Visita os Açores” tem por objectivo a identificação da opinião dos turistas que visitam os Açores e medir o seu grau de satisfação relativamente ao destino, tendo para o efeito sido inquiridos turistas nacionais e estrangeiros.

Também está  decorrer um inquérito à população local, visando obter informações, através de inquéritos separados a funcionários/gestores de operadores turísticos e à população local, incluindo um questionário geral, com perguntas específicas sobre a avaliação da evolução do turismo nos Açores.